A embalagem é um fator crítico de sucesso para muitos produto e é utilizada para contar histórias, muitas vezes, mais interessantes que o produto em si. Durante muito tempo eu busquei sites onde eu poderia conhecer estas histórias. Como não achei, decidi fazer o meu próprio. Seja bem vindo ao Packbyday: Um dia, uma Embalagem.
Bee Bottle - 160 anos - Guerlain
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Em 2014, foi comemorado o aniversário de 160 anos que Pierre-François-Pascal Guerlain criou especialmente para Sua Majestade Imperial da França, a imperatriz Eugénie, então esposa de Napoleão III, um perfume chamado a Eau de Cologne Impériale. Naquela ocasião, a embalagem já era uma preocupação de Guerlain e então foi desenhada especialmente para o produto um frasco em cristal decorado com uma miríade de abelhas (exatamente 96), que eram o símbolo tredicional do império, feitas cuidadosamente à mã, com o ouro mais fino da ocasião.
Place Vendôme em 1890
Place Vendôme hoje
Lá em 1853, quando tudo isto aconteceu, a Vidraria Pochet du Courval produziu um frasco, cujo design foi inspirado na parte superior da Coluna Vendôme, monumento que foi construído em 1805 para marcar a vitória de Napoleão em Austerlitz. A coluna fica na famosa praça Vendôme, na França e já naquela época, a poucos passos havia uma pequena loja aberta por Guerlain.
Foto: Pol Barril
Por conta deste feito, Guerlain foi chamado de Perfumista oficial de sua Majestade o Rei da França. Repleto de detalhes que remetem ao mel escorrendo pela embalagem, o painel frontal tem uma fina camada de ouro, onde está gravada a assinatura Guerlain.
Detalhes em ouro do frasco
Detalhe da tampa e do ombro do frasco
A tampa era do modelo stopper, feita especialmente para cada frasco - isto significa que uma tampa não encaixa em outro frasco senão àquele para o qual foi ajustada! - e era presa ao frasco por um cordão de ouro amarrado também manualmente. 160 anos depois, novamente a vidraria Pochet - sim, ela existe até hoje - recriou o icônico frasco, garantindo que o processo original fosse seguido, para fazer esta edição comemorativa, pintada a mão com tinta a ouro, em um ambiente controlado em completo silêncio!
Abaixo, um vídeo comemorativo que conta esta linda história e melhor, mostra a fábrica da Pochet e o processo de produção. Uma linda homenagem ao mundo do perfume e das embalagens!
Há algum tempo, recebi um email de um leitor (Jorge Carocas) me perguntando sobre um certo perfume do Boticário, que tinha embalagem branca e tampa parecendo pedra. Abaixo, segue um breve relato sobre esta embalagem, resultado de uma deliciosa pesquisa que me fez ainda mais apaixonado pela embalagem da perfumaria. O ano era 1988. O Boticário, então uma empresa com somente 10 anos em atividade, seguia firme com sua vocação para a inovação na perfumaria brasileira. E convenhamos, faz isto com maestria até os dias de hoje. Exubérance é, na minha opinião, um marco no desenvolvimento de embalagens para perfumes no Brasil. O frasco era a tradicional ânfora – embalagem símbolo do Boticário, já comentada neste blog –, só que neste caso, a embalagem foi produzida na França, em vidro opaline, uma das possibilidades de fabricação de vidro descoberta pelo fundador da empresa, em uma de suas viagens pela Europa. As tampas – vide foto abaixo - eram corajosamente feitas em pedra sabão, por artesãos...
Somente uma empresa que acredita no poder da embalagem enquanto imagem de marca, pode prescindir de assinar um produto. Isto requer muita coragem e ousadia, além da certeza de que o trabalho feito durante o passar dos anos criaram uma forte identidade com o consumidor. Existem poucas empresas que se encaixam no perfil acima. E a Ralph Lauren é uma das empresas que acreditam no poder de sua(s) marca(s) e de suas embalagens. O frasco do perfume Polo Explorer, de Ralph Lauren, incrivelmente não traz absolutamente nada gravado. Nem o nome, nem o logo. Nada. Assim poderia pensar os mais distraídos, mas os mais atentos logo percebem que as linhas do design assumem a função que seria do lettering. O ombro curvo, a base e laterais retas são velhos companheiros desta marca. Você pode encontrá-las em outros produtos como Eternity e outros da linha Polo. Uma outra característica deste frasco é que ele é pintado em um tom verde oliva, não muito brilhante. A tampa, feita pela empresa Axilone é embo...
Em 1995, por ocasião das comemorações dos 18 anos da marca O Boticário, foi lançado o perfume Floratta, inspirado nas coisas e na sinfonia da natureza, que até então era o motivo central das campanhas da empresa. Floratta foi assim, a primeira fragrância a compor o segmento premium da empresa. O frasco foi desenhado por Thierry Lecoule, designer francês que já havia trabalhado para a marca em outras criações. Thierry se inspirou nas florestas tropicais brasileiras, por isso os relevos no frasco representando orquídeas selvagens e bromelias. A tampa segue a mesma linha de inspiração e tem formato de um botão típico de algumas flores. Um detalhe interessante é que para se fazer o molde deste frasco, primeiro Thierry esculpiu em resina um modelo (já com os relevos). Este modelo foi então escaneado e deste escaneamento foi gerado um modelo 3d no computador. Só depois é que foi iniciado o desenvolvimento do molde. O primeiro Floratta tinha tampa e frasco verde (colour feeder), porém o perfu...
Comentários
Postar um comentário
Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!