A embalagem é um fator crítico de sucesso para muitos produto e é utilizada para contar histórias, muitas vezes, mais interessantes que o produto em si. Durante muito tempo eu busquei sites onde eu poderia conhecer estas histórias. Como não achei, decidi fazer o meu próprio. Seja bem vindo ao Packbyday: Um dia, uma Embalagem.
Bee Bottle - 160 anos - Guerlain
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Em 2014, foi comemorado o aniversário de 160 anos que Pierre-François-Pascal Guerlain criou especialmente para Sua Majestade Imperial da França, a imperatriz Eugénie, então esposa de Napoleão III, um perfume chamado a Eau de Cologne Impériale. Naquela ocasião, a embalagem já era uma preocupação de Guerlain e então foi desenhada especialmente para o produto um frasco em cristal decorado com uma miríade de abelhas (exatamente 96), que eram o símbolo tredicional do império, feitas cuidadosamente à mã, com o ouro mais fino da ocasião.
Place Vendôme em 1890
Place Vendôme hoje
Lá em 1853, quando tudo isto aconteceu, a Vidraria Pochet du Courval produziu um frasco, cujo design foi inspirado na parte superior da Coluna Vendôme, monumento que foi construído em 1805 para marcar a vitória de Napoleão em Austerlitz. A coluna fica na famosa praça Vendôme, na França e já naquela época, a poucos passos havia uma pequena loja aberta por Guerlain.
Foto: Pol Barril
Por conta deste feito, Guerlain foi chamado de Perfumista oficial de sua Majestade o Rei da França. Repleto de detalhes que remetem ao mel escorrendo pela embalagem, o painel frontal tem uma fina camada de ouro, onde está gravada a assinatura Guerlain.
Detalhes em ouro do frasco
Detalhe da tampa e do ombro do frasco
A tampa era do modelo stopper, feita especialmente para cada frasco - isto significa que uma tampa não encaixa em outro frasco senão àquele para o qual foi ajustada! - e era presa ao frasco por um cordão de ouro amarrado também manualmente. 160 anos depois, novamente a vidraria Pochet - sim, ela existe até hoje - recriou o icônico frasco, garantindo que o processo original fosse seguido, para fazer esta edição comemorativa, pintada a mão com tinta a ouro, em um ambiente controlado em completo silêncio!
Abaixo, um vídeo comemorativo que conta esta linda história e melhor, mostra a fábrica da Pochet e o processo de produção. Uma linda homenagem ao mundo do perfume e das embalagens!
Há algum tempo, recebi um email de um leitor (Jorge Carocas) me perguntando sobre um certo perfume do Boticário, que tinha embalagem branca e tampa parecendo pedra. Abaixo, segue um breve relato sobre esta embalagem, resultado de uma deliciosa pesquisa que me fez ainda mais apaixonado pela embalagem da perfumaria. O ano era 1988. O Boticário, então uma empresa com somente 10 anos em atividade, seguia firme com sua vocação para a inovação na perfumaria brasileira. E convenhamos, faz isto com maestria até os dias de hoje. Exubérance é, na minha opinião, um marco no desenvolvimento de embalagens para perfumes no Brasil. O frasco era a tradicional ânfora – embalagem símbolo do Boticário, já comentada neste blog –, só que neste caso, a embalagem foi produzida na França, em vidro opaline, uma das possibilidades de fabricação de vidro descoberta pelo fundador da empresa, em uma de suas viagens pela Europa. As tampas – vide foto abaixo - eram corajosamente feitas em pedra sabão, por artesãos
Em 1995, por ocasião das comemorações dos 18 anos da marca O Boticário, foi lançado o perfume Floratta, inspirado nas coisas e na sinfonia da natureza, que até então era o motivo central das campanhas da empresa. Floratta foi assim, a primeira fragrância a compor o segmento premium da empresa. O frasco foi desenhado por Thierry Lecoule, designer francês que já havia trabalhado para a marca em outras criações. Thierry se inspirou nas florestas tropicais brasileiras, por isso os relevos no frasco representando orquídeas selvagens e bromelias. A tampa segue a mesma linha de inspiração e tem formato de um botão típico de algumas flores. Um detalhe interessante é que para se fazer o molde deste frasco, primeiro Thierry esculpiu em resina um modelo (já com os relevos). Este modelo foi então escaneado e deste escaneamento foi gerado um modelo 3d no computador. Só depois é que foi iniciado o desenvolvimento do molde. O primeiro Floratta tinha tampa e frasco verde (colour feeder), porém o perfu
No século passado, (É, faz um tempão) quando o perfume One oF Us foi lançado, o Boticário não tinha noção do barulho que ele causaria ainda hoje. No SAC da empresa, este perfume é um dos campeões de pedidos para que volte às prateleiras. Os " oneofusistas " têm até uma comunidade no Orkut, com mais de 500 membros atuantes pedindo o retorno do seu perfume favorito. A linha One of Us era composta por um perfume feminino e outro masculino, que se encaixavam harmoniosamente, traduzindo o envolvimento afetivo entre homens e mulheres: uma relação de indivíduos independentes, porém complementares e conferindo-lhes um tom poético e romântico. O designer dos frascos foi o francês Thierry Lecoule e no início da produção, ele foram produzidos pela Saint Gobain, lá na França. Depois, com o câmbio desfavorável, continuar importando o frasco ficou inviável, por isto, o Boticário nacionalizou a produção com a Wheaton. A tampa era a mesma tanto para a versão masculina (azul opaco) quanto pa
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