Exubérance - O Boticário


Há algum tempo, recebi um email de um leitor (Jorge Carocas) me perguntando sobre um certo perfume do Boticário, que tinha embalagem branca e tampa parecendo pedra. Abaixo, segue um breve relato sobre esta embalagem, resultado de uma deliciosa pesquisa que me fez ainda mais apaixonado pela embalagem da perfumaria.

O ano era 1988. O Boticário, então uma empresa com somente 10 anos em atividade, seguia firme com sua vocação para a inovação na perfumaria brasileira. E convenhamos, faz isto com maestria até os dias de hoje.
Exubérance é, na minha opinião, um marco no desenvolvimento de embalagens para perfumes no Brasil. O frasco era a tradicional ânfora – embalagem símbolo do Boticário, já comentada neste blog –, só que neste caso, a embalagem foi produzida na França, em vidro opaline, uma das possibilidades de fabricação de vidro descoberta pelo fundador da empresa, em uma de suas viagens pela Europa.
As tampas – vide foto abaixo - eram corajosamente feitas em pedra sabão, por artesãos de Ouro Preto, em Minas Gerais, cidade internacionalmente reconhecida pela sua relação com arte há séculos. Para garantir acoplamento com o frasco, utilizava-se um inserto plástico, que era colocado manualmente pelos próprios artesãos mineiros.


O cuidado com o produto era tanto, que em cada frasco era aplicada uma etiqueta adesiva de papel com o nome do produto, como pode ser visto em um anúncio da época:



Infelizmente, os custos (logísticos e de qualidade) desta embalagem eram muito altos, o que inviabilizou o produto no longo prazo. O vidro opaline ficou cada vez mais caro de ser produzido e a tampa quebrava-se facilmente, o que gerava perdas em linha de produção e também contribuiu para a decisão de descontinuar o produto.
De qualquer forma, fica aí um exemplo de trabalho primoroso de desenvolvimento de embalagens e do uso diferenciado de materiais e de processos de produção. Seria interessante retomar este espírito na perfumaria, não seria?

Sobre o vidro Opaline
O vidro opaline é um tipo de vidro decorativo que foi produzido na França,nas cidades de Le Creusot, Baccarat e Saint Louis principalmente entre 1800 e 1890, sendo muito popular durante o reinado de Napoleão III entre 1850 e 1860, principalmente utilizado em lustres e outros objetos de decoração. Este tipo de vidro é opaco ou levemente translúcido e geralmente apresenta coloração branca, mas também podia ser produzido em tons de verde, azul, rosa, preto, lilás e amarelo. De aspecto Premium, também era chamado de demi ou semi-cristal.
As melhores referências para o vidro opaline são os livros Les Opalines de Christine Vincendeau e L’Opaline Française au XIXe siècle escrito por Yolande Amic.

Fontes: Wikipédia
O Boticário

Comentários

  1. SOU A FAVOR SIM! DO RETORNO DO PERFUME EXUBERANCE. ESTE PERFUME TEM QUALIDADE E SEDUÇÃO, NÃO IMPORTA A EMBALAGEM E SIM QUALIDADE. ESPERO QUE ESTÁ EMPRESA CONCEITUADA NO MERCADO, COM UMA EQUIPE DE COLABORADORES BASTANTE EFICIENTES E DEDICADOS ACHEM UMA MANEIRA DE ATENDER OS SEUS CLIENTES FIÉIS.
    TODOS QUE FAZEM PARTE DO BOTICÁRIO ESTÃO DE PARABÉNS, PELO TRABALHO EXCELENTE, PELA CAPACIDADE E DESENVOLVIMENTO DIFERENCIADO.ESPERO PODER CONTAR COM TODOS VOCÊS PARA MAIS UMA NOVA ETAPA DA FRAGÂNCIA EXUBERANCE.
    POR QUE TENHO CERTEZA QUE VOCÊS IRÃO ENCONTRA UMA ÓTIMA SOLUÇÃO.
    ESTEJAM TODOS COM DEUS E MUITA PAZ...
    GRAÇAS TOZER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive um desses... MARAVILHOSO!
      Nem faço questão da embalagem, e sim do perfume...

      Excluir
    2. Amo esse perfume, e sim, a embalagem era linda, mas queremos o perfume de volta :D

      Excluir
    3. Ai quem me dera se voltasse exuberance.

      Excluir
    4. Amo esse perfume e ñ me importa a embalagem .ganhei um em 1993 e até hoje sonho em encontrar essa fragrância outra vez.

      Excluir
    5. Também amo esse perfume! Compraria com certeza independente de embalagem! Sempre que o boticário relança algo vou checar....

      Excluir
    6. Anônimo17:03

      Como amaria tê-lo de novo nem que for numa embalagem qualquer da boticário, mas preservando o cheiro único. Aff! Era muito bom.

      Excluir
  2. Caro Rogério, peço que me contate no e-mail: antunes@arteb.com.br
    Gostaria de falar sobre uma das embalagens da boticario.

    Sld´s

    AW

    ResponderExcluir
  3. Cidinha Cunha21:27

    Oi Rogerio!
    Li o comentário do Jorge Carocas quando da postagem sobre as embalagens em forma de ânfora do Boticário e confesso que também queria saber do nome deste perfume.
    Adorei saber que você deu continuidade à pesquisa e conseguiu saber, além dos dados de sua embalagem, seu nome também. Nossa, usei este perfume quando tinha uns 20 anos e, sinceramente, não lembrava mais do nome dele.
    Parabéns pela pesquisa e por matar minha curiosidade também e por fazer-me voltar ao passado, pelo menos por um pouquinho. rsrsrs
    Abraços,
    Cidinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve lançamento do Boticário Cidinha, na versão body splash de jasmim, que lembra muito o Exuberrance
      Vale a pena conferir

      Excluir
  4. alessandratomas02:22

    Olá gente!!

    Já se passaram muitos momentos vividos em minha mente, mas este post me fez chorar e rir, pois este perfume eu o ganhei no dia de meus 15 anos (1/6/1990)em uma sexta-feira á tarde e muito feliz.
    Junto dele vieram 3 blusas da Drop's de Anis lindas, foram meus melhores presentes e mais lindos, vivi momentos inesquecíveis com meu Exubérance, e em homenagem á ele, me tornei uma Empresária ao qual minha logomarca se dá a Exubérance Decor. Viram como á vezes algo marca nossas vidas pra sempre?

    ResponderExcluir
  5. Caro Rogério. Milhões de desculpas por so agora agradecer a sua pesquisa absolutamente fantástica. Fiquei super feliz com o que vi e li. Vou torcer para que um dia a Boticário traga esse grande perfume de volta as prateleiras de suas lojas, mesmo que em outro frasco. Um grande abraço. Jorge Carócas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo03:08

      Ah, quem dera ao menos uma versão especial... sonho até hj c esse perfume. O meu virou e quebrou na altura da tampa! Foi uma tristeza!

      Excluir
  6. Olá Jorge!
    Obrigado pela sua visita e pelas suas palavras!

    Abraço

    Rogério

    ResponderExcluir
  7. OLÁ ROGERIO, ESTOU A MUITO TEMPO ENVIANDO E-MAILS E COMENTARIOS PEDINDO A VOLTA DO EXUBERANCE, POIS É AINDA HJ O MEU PERFUME PREDILETO, DEPOIS QUE ELE DEIXOU DE SER COMERCIALIZADO GUARDEI UM UNICO VIDRO DURANTE ANOS E SÓ USAVA EM MOMENTOS ESPECIAIS E ATÉ HJ TENHO O ULTIMO FRASCO, GOSTARIA MUITO INDEPENDENTE DO FRASCO QUE O PERFUME VOLTASSE A SER PRODUZIDO POIS ELE ERA MARAVILHOSO, E EU NÃO CONSEGUI SUBSTITUI-LO SE VC TIVER ALGUMA DICA SOBRE A FRAGANCIA ME PASSE POR FAVOR O MEU E-MAIL É
    JULIANA.SCOPIM@GMAIL.COM, MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, eu também tenho o meu a mais de 23 anos , e até hj não perdeu a sua essência, uso so em ocasiões, pois e o meu preferido entre + de 30 perfumes que tenho.Sou a favor da volta de EXUBÊRANCE. . Já que está na moda , vamos protestar ! hehehe

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Usei o Exubérance por muitos anos, tanto a primeira versão, quanto a segunda. Apesar que, na minha humilde opinião, na segunda versão como a embalagem era em um vidro comum prejudicava a conservação da fragância. Lamento por não ter guardado uma embalagem da primeira versão.... poderia voltar uma edição limitada...

      Excluir
    4. Anônimo15:35

      Quem usou o Exuberance não esquece a fragrância maravilhosa, também gostaria muito que voltasse.

      Excluir
  8. Rogério, esse perfume está faz parte de minhas melhores lembranças. Tenho um blog sobre perfumes: www.odorataparfuns.blogspot.com
    Se puder, entre lá, deixe contato. Vamos organizar um abaixo-assinado para a volta desse perfume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem quero participar desse abaixo-assinado.

      Excluir
    2. eu assino com certeza como ele faz falta......
      juntamente com o spirit off flowers e o inamorata que esses dois faziam uma dupla infalível p o trabalho e o tão maravilhoso exuberance p situações especiais ai que delícia.
      atenciosamente
      fátima santos

      Excluir
    3. https://www.facebook.com/pages/Queremos-a-volta-do-Perfume-Exub%C3%A9rance-O-Botic%C3%A1rio/694803867216574

      Excluir
    4. Anônimo23:27

      Adorei a pesquisa e também gostaria de ter esse perfume de volta

      Excluir
  9. Débora Alves, Gostaria muito que O Boticário voltasse com esta fragrância que me trouxe muitos momentos felizes! Muito obrigada por este espaço, onde podemos colocar nossa opinião! Tenho certeza que irão conseguir identificar uma embalagen que faça jus ao perfume.

    ResponderExcluir
  10. Quero agradecer a todos a visita ao blog!

    Abraço

    Rogério

    ResponderExcluir
  11. Anônimo22:27

    Nossa eu voltei no tempo, eu me lembro que eu tinha 12 anos e minha mãe dizia, que esse perfume era ´so para a noite e para lugares chiques. Um cheiro doce amadeirado tão gostos, que toda vez que ela saía, o ambiente ficava horas perfumado.
    Guardei um último vidro deste perfume, é a lembrança que eu tenho da minha mãe e da minha adolescência tão gostosa...Amei recordar!

    ResponderExcluir
  12. Eu amava esse cheiro, gostaria muito que voltasse, nao precisava ser em uma embalagem tao cara, o conteudo que importa!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rogério! Parabéns pelo post sobre o Styletto. Adorei! Outra coisa: se não se importa, pesquei as fotos de Exubérance para falar da fragrância no meu blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo19:30

    Olá, também sou fascinada por esse perfume,queria tanto que ele voltasse tem tudo a ver comigo.
    Você poderia pelo menos me informar um similiar meu e-mail :denisekarine@gmail.com , Já procurei em varias perfumarias mas nao encontro nada parecido..
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estive em Belém no Pará semana passada e aí caminhar em frente uma perfumaria chamada mahogany me chamou atenção o cheiro de um perfume que me fez lembrar o famoso exuberance de o boticário, a como eu amava e o cheiro não esqueço até hoje, mas volto a falar posteriormente o nome ok!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. o nome do perfume que parece com o exuberance, é o da marca mahogany "uma tarde na toscana"

      Excluir
  15. Monica Andrade00:52

    Gente tenho a minha embalagem ate hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. Anônimo19:31

    Nossa me veio o aroma desse perfume, usei ele desde o lançamento e fiquei mt triste qdo saiu de linha, e olha q já se passaram anos e eu ainda nao me encontrei em nenhum outro perfume atuamente uso J'adore, mas casualmente, sou mt enjoada pra perfume, seria otimo q a Boticario voltasse a comercializar, nem me importaria q fosse caro, mas q eu pudesse usá-lo novamnente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:58

      Eu também queria muito q voltasse

      Excluir
  17. Sandra20:49

    Este perfume é (digo é pq torço para que volte) simplesmente MARAVILHOSO. Uma delícia! Gostaria muito que a Boticário voltasse a comercializá-lo.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo13:02

    Amo este perfume !!! Ele fez parte da minha adolecência de 1990 à 1994 e até hoje guardo o vidro.Estou anciosa para que ele volte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se algum dia vc pensar em vender lembra de mim 41-99660.3384

      Excluir
  19. Anônimo10:58

    Simplesmente maravilhoso recordar este perfume, pena que o boticário, sendo uma empresa tão conceituada no ramo da cosmética, ainda não se comprometeu com seus fieis consumidores para proporcionar-les uma volta ao passado, disponibilizando o retorno de suas fragrâncias de maior sucesso. Sou super a favor do retorno não só do exubérance ( que sem dúvida é o meu favorito) mas outros como kalanit, ravel, anet, etc.Exubérance foi e continua sendo o cheiro que representa toda uma juventudo e um comportamento, independente da idade ou sexo porque não são só as mulheres que recordam o cheiro deste perfume, mas os homes que de alguma forma tiveram contato com a fragrância.
    "Volta Exubérance"

    ResponderExcluir
  20. Anônimo12:43

    o perfume exubérance saiu de linha somente por causa do vidro? ou tem outro motivo? e se existir outro perfume com a fragancia parecida por favor me avisem. meu email: k.cilene.souza@bol.com.br

    ResponderExcluir
  21. o perfume exubérance saiu de linha somente por causa do vidro? ou tem outro motivo? e se existir outro perfume com a fragancia parecida por favor me avisem. meu email:anamariadearaujomendes@hotmail.com
    12:43 PM

    ResponderExcluir
  22. Anônimo20:33

    Gente! Amava este perfume. Fez parte da minha adolescência. Tanto que achei este blog porque estava pesquisando sobre o Exubérance.Eu iria amar se o mesmo voltasse à Linha de O Boticário, independente do frasco, pois apesar de o antigo ser lindo, o que importa é a fragrância. Eu quero! Eu amo aquele cheirinho maravilhoso! Eu quero!!!
    Jeyne Camelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Jeyne. Perfumaria é sem dúvida, uma arte sinestésica!
      Obrigado por sua visita ao blog!

      Excluir
  23. Boa noite.Nossa adorava esse perfume,mais já na outra embalagem que fazia parte do grupo Exubérance,Ravel,Dreams,Athena e a minha paixão Kalanit!Nunca me conformei em ter que ficar sem ele,ainda tenho uma embalagem,de vez em quando abro para sentir o perfume,o que tinha dentro já sumiu claro!Uma fragrância floral bouquet com saída rica de rosas e jasmim.Estava pesquisando sobre o Kalanit e cheguei aqui no seu blog.Saberia me dizer algum outro perfume que tenha a fragrância pelo menos parecida com o Kalanit?Seguindo seu blog e adorei tudo,vou voltar com certeza.Tenho um blog também vou deixar meu link se quiser conhecer,seja bem vindo e Feliz Ano Novo,beijo.
    http://micarlaedavid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Lindo frasco! Infelizmente não conheci essa fragrância, pois em 1988 foi quando ganhei meu primeiro perfume da Boticário, o Annete, com seu frasco marrom fosco e tampa dourada, e me mantive fiel a ele mesmo quando teve sua fragrância e nome alterados, até que foi descontinuado... Realmente é uma pena que O Boticário esteja gradativamente deixando de comercializar as colônias nos frascos em formato de ânfora. Como você disse, eram (e acredito que ainda sejam) o símbolo da marca. Belo post. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo20:45

    Nossa esse foi o perfume da minha vida, tambem guardei por muito tempo minha ultima embalagem, gente quem souber de um cheiro similar mande o nome pro meu email mcribeiro.rj@hotmail.com, estou a anos esperando a volta dessa fragancia que marcou minha vida, um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  26. Vou no site deles pedir o retorno... Façam o mesmo, quem sabe dá certo!

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, Rogério. Gostaria de saber onde conseguiu a imagem do frasco do Exuberance,a primeira, sobre o sulfite e a tampa sozinha. Não é de anúncio de revista. Estou fazendo um post sobre o Boticário e suas descontinuações no meu blog e vou usar essa imagem do Exuberance, ok? Não há outras na net...
    Visite: www.parfumsetpoesie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah!
      Obrigado pela visita ao blog!
      Respondendo sua pergunta, eu mesmo tirei a foto de um frasco que tive em minhas mãos!
      Em que mais posso ajudá-la?
      Abraço
      Rogério Oliveira

      Excluir
    2. Boa noite, Rogério. Ok, vou colocar a referência do seu blog então!
      Pode me ajudar a encontrar meu queixo. Como assim? Um frasco que teve em suas mãos? Quando, como, onde? Também quero!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Oi Lily Loon!
      Este frasco é lindo! E a tampa em pedrasabão, nem se fala!
      Eu tive a sorte de conhecer uma pessoas que tinha um frasco destes, totalmente preservado.

      Excluir
    4. https://www.facebook.com/pages/Queremos-a-volta-do-Perfume-Exub%C3%A9rance-O-Botic%C3%A1rio/694803867216574?skip_nax_wizard=true




      Gente , qd achei essa reportagem , não resisti e fiz uma página no facebook. pedindo a volta dele , tenho o meu a mais de 23 anos e ate hj ainda tem um restinho, somente uso especial , o melhor e que após tantos anos a essência dele continua igual . perfeito.

      Excluir
    5. Essa página não existe mais!!!

      Excluir
  28. E a pessoa não vende? Será que ainda tem o aroma do perfume? Juro que eu queria sentir aquele cheiro mais uma vez do que efetivamente ter o frasco, que sim, é lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , tenho o meu a muito anos,rs te garanto a essência e a mesma , não mudou nadinha .uso somente uma gotinha kkkk

      Excluir
  29. Anônimo14:16

    Bah, voltei no tempo. Tenho uma parte da historia da minha vida neste frasco, neste perfume. A melhor época da minha vida.

    ResponderExcluir
  30. Foi o primeiro perfume que ganhei em minha vida. Eu era (e ainda sou) apaixonada pela fragrância desse perfume...após 25 anos ainda tinha o vidro guardado, que no final acabei descartando. Mas tenho muitas lembranças boas e gostaria muitíssimo que esse perfume voltasse a ser comercializado pelo O Boticário. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  31. Anônimo17:04

    Na verdade o boticario lançou o "Glamou Exuberance" que tem o msm cheiro! corram pra loja e confiram...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento mas nunca nesse mundo que o Glamour Exuberance tem o mesmo cheiro do extinto Exubérance. É até uma afronta à inteligência e ao olfato mesmo das pessoas que o conheceram e usaram.

      Excluir
  32. Em tempo, consegui um Exubérance antigo pra mim. Prometo retornar aqui e contar ao saudosos, caso eu consiga estabelecer uma ligação, qual é o perfume importado no qual ele foi baseado. Assim, quem quiser pode comprar o tal perfume pra tentar suprir esta lacuna.

    ResponderExcluir
  33. volta Exubérance volta

    ResponderExcluir
  34. Bom, como prometido, estou retornando com a conclusão sobre qual perfume importado é igual ao Exubérance. É mesmo o Montana Parfum de Peau.
    Aqui o post do meu blog onde mostro meu Exubérance e falo detalhes sobre ele.

    http://parfumsetpoesie.blogspot.com.br/2014/12/exuberance-o-boticario_18.html

    ResponderExcluir
  35. Olá pessoal.
    Recentemente o Boticário lançou uma coleção chamada "amores inesquecíveis" com vários clássicos que foram descontinuados, entre eles estão Annete, Femme.com, Rhea etc.

    Segue o link: http://www.boticario.com.br/colecao-amores-inesqueciveis/p

    P.S. Venda somente pelo site da marca e para variar edições limitadas.

    ResponderExcluir
  36. essa fragância deliciosa poderia voltar com tudo Exubérance volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma22:06

      Gentem meu sonho que este perfume volte !!! Nao importa a embalagem

      Excluir
    2. Vamos fazer uma campanha pela volta do Exubérance, vamos lotar de pedidos a caixa de mensagens do Boticário por e-mail e na pagina do facebook..eu estou fazendo pelo menos umas 2x por semana, mas se mais pessoas fazer quem sabe consigamos!!

      Excluir
  37. Este perfume remete a uma sedução recatada. Fazendo com que essa inebriante fragrância desperte o desejo de se desvendar mistérios no outro. Quero ela de volta. Não importa a embalagem.

    ResponderExcluir
  38. Olá, alguém sabe dizer que fragrância seria compatível com o maravilhoso Exubérance? Amava aquele perfume...

    ResponderExcluir
  39. Kátia Guedes de Moura13:29

    Se não for engano, depois de sair de linha fabricaram com embalagem de vidro normal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, depois de sair nunca mais voltou a ser fabricado, infelizmente.

      Excluir
    2. Sim verdade .Saiu sim com outra embalagem antes de sair de linha

      Excluir
  40. Independente da embalagem eu iria amar caso esse perfume voltasse a ser fabricado, eu amava a fragrância. Amei a reportagem. Me fez recordar uma época maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria muito que voltasse, independentemente da embalagem. Esse perfume é maravilhoso. Não sei como se faz um absurdo desses, tirar de linha um perfume tão perfeito.

      Excluir
  41. Boa tarde!
    Faço um apelo para que voltem com o perfume exubérance.
    Já mandei e-mail para o boticário pedindo a volta pq além de mim conheço um monte de gente que ama esse perfume e não conseguiu substitui-lo. Tenho um pouquinho dele
    do ultimo vidro que comprei.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos fazer uma campanha pela volta do Exubérance, vamos lotar de pedidos a caixa de mensagens do Boticário por e-mail e na pagina do facebook..eu estou fazendo pelo menos umas 2x por semana, mas se mais pessoas fazer quem sabe consigamos!!

      Excluir
  42. Gente, agora realmente chorei de saudades, dessa época maravilhosa que não volta mais. Quero implorar a empresa O Boticário para que retornem com esse glorioso perfume, que assim como eu milhares de pessoas o amam muito.Por favor volte Exuberance!! Te amamos.

    ResponderExcluir
  43. Olá Pessoal, esse perfume tem história, o Boticário deveria relançar mesmo que em outra embalagem, o importante é a fragrância original!!! #voltaexuberance

    ResponderExcluir
  44. Olá pessoal..entrei em contato com o Boticário disseram que nunca mais vão fábricar novamente
    Se alguma de vocês algum dia pensar em vender o exuberance entre em contato comigo 41-99660.3384

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1164514816-exuberance-mega-raridade-_JM

      Excluir
  45. Greice Marcolino17:21

    O que poderia ser feito para voltar esse perfume????Será que em alguma edição limitada...
    estaremos todos torcendo por esta volta..meu querooooo....marcou minha vida e pior uma amiga deixou cair meu frasco e nunca mais tive outro ��

    ResponderExcluir
  46. Hoje, dia 10/12/2017, voltando pra casa, passo em frente a uma residência e então vejo um cartaz escrito: Liquidação de Garagem!
    As coisas ainda estava sendo montadas. Mas já havia uma mesa que me chamou a atenção.
    Sobre ela haviam um belíssima jarra de porcelana, acredito que do século 18.
    Alguns pratos, xícaras, potes diversos.
    Até que ao fundo eu enxergo um frasco que de imediato me pareceu familiar. Assim que bati os olhos, eu vi aquele frasco cheio. Ele estava de costas, mas se parecia com os clássicos perfumes de O Boticário da década de 90.
    Dreams, Ravel, Kalanit.
    Mas a tampa era preta.
    Assim que me aproximei da feirinha, eis que veio alguém e se apossou do frasco, na minha frente. Assim, questão de micronésimos de segundos. Fiquei atônito, mas não demonstrei.
    Até que comecei a ouvir um dialogo daquela que portava o frasco naquele momento, com alguém que eu supus ser a dona da casa. Sua primeiras frases foram:

    _E esse perfume?
    _Deixa eu ver! (E nesse momento ela abriu o frasco, cheiro e disse)
    _Nossa.... Tá estragado! Despeja no vaso pra perfumar o banheiro e joga o vidro fora!

    Naquele momento eu quase entrei em pânico. Mesmo não sabendo que perfume era, eu não poderia permitir aquele sacrilégio. Pois eu tinha certeza de que se trava de um perfume antigo de O Boticário.
    Foi nesse momento que a portadora do perfume seguiu em direção a porta de entrada.
    Não pensei duas vezes. Vendo o frasco nas mãos dela e sabendo qual era o destino dele, eu nem me apresentei. Tratei de intercepta-la antes de entrar para a sua casa e perguntei:
    _O perfume também esta a venda?

    E então ela me respondeu:

    _Não. Está estragado. Vou jogar fora. Ninguém pode usar. Pode dar alergia.

    E dizendo isso foi se retirando.
    E então eu insisti mais um pouco e disse:

    _Posso senti-lo?

    Ela disse que sim e me entregou o frasco.
    Quando vi o nome do perfume no frasco, quase cai de costas. Era um frasco do Exubérance do inicio dos anos 90. Acredito que 92 ou 94. Pois o frasco em opalina branca e tampa de pedra sabão, só foi comercializado no ano de 1989 a 1990, época de lançamento e também ficou conhecido como uma edição limitada.

    Ainda me recompondo e tentando não demonstrar qualquer emoção ou entusiasmo, eu disse:

    _É... Esta estragado mesmo. Quando esta sendo pedido pelo frasco? Vou leva-lo para jogar no banheiro.

    Ela então foi até a dona da casa e disse que eu tinha interesse em adquirir o frasco para jogar o perfume no banheiro.
    Foi então que a dona da casa disse:

    Paga R$2,00! (Dois reais).

    Eu entreguei R$5,00 tratei logo de enfiar aquele frasco dentro da mochila para que ninguém mais visse e despertasse qualquer polêmica.
    Então eu me despedi e segui meu caminho de volta pra casa, em estado de êxtase. Contando cada passo até chegar em casa para poder me deliciar coma minha descoberta.
    Já em casa, a primeira coisa que fiz foi tomar um banho,pois queria estar limpo para que minha pele recebesse aquele perfume singular e raro.
    E...
    Meu..
    Deus...
    O perfume está intacto. Até agora enquanto escrevo este relato, não consigo acreditar que se eu tivesse demorado um segundo a mais eu não teria esta preciosidade para contar esta história.
    Um perfume lendário foi salvo por uma fração de segundos. É inacreditável.
    A fragrância lembra em muito o perfume Parfum de Peau de Montana, porém sem a nota animalesca de terra. Em seu lugar entra uma nota de mel, algo semelhante ao perfume Paloma Picasso Eau de Toilette.
    A formula, eu diria ser uma mistura de Parfum de Pau de Montana com Paloma Piacasso Eau de Toilette.
    O moral da história. O perfume é muito melhor que o perfume Parfum de Peau de Montana.
    É um perfume magnifico.
    Sinceramente uma obra prima da perfumaria nacional, que não teve o seu lugar de honra garantido na história da perfumaria nacional.
    O perfume esta usado. O frasco contem cerca de 80ml mas inalterado. Hoje me sinto maravilhado por ter conseguido de forma tão emocionante, este que é tido com um dos perfumes mais admirados da historia do perfumaria nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que satisfação ler um comentário como este. Faz tudo valer a pena!! Obrigado por compartilhar!

      Excluir
    2. Vamos fazer uma campanha pela volta do Exubérance, vamos lotar de pedidos a caixa de mensagens do Boticário por e-mail e na pagina do facebook..eu estou fazendo pelo menos umas 2x por semana, mas se mais pessoas fazer quem sabe consigamos!!

      Excluir
  47. Gente vamos ao abaixo-assinado por favor e a única forma deles nos ouvirem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos fazer uma campanha pela volta do Exubérance, vamos lotar de pedidos a caixa de mensagens do Boticário por e-mail e na pagina do facebook..eu estou fazendo pelo menos umas 2x por semana, mas se mais pessoas fazer quem sabe consigamos!!

      Excluir
  48. Só acho que já está na hora de voltar no tempo, este perfume exuberante fez parte da minha adolescência, hoje fui comprar no boticário e lembrei dele, volta pode favor, duas coisas que marca a vida da gente pe fumê e música.

    ResponderExcluir
  49. Vamos fazer uma campanha pela volta do Exubérance, vamos lotar de pedidos a caixa de mensagens do Boticário por e-mail e na pagina do facebook..eu estou fazendo pelo menos umas 2x por semana, mas se mais pessoas fazer quem sabe consigamos!!

    ResponderExcluir
  50. Esse perfume é simplesmente maravilhoso, pena que saiu de linha há muito tempo, mas o Boticário deveria lançar uma edição dessa deliciosa fragrância outra vez. Esse como poucos perfumes marcou demais a minha vida !!! Amo esse perfume...#pelavoltadoexubérance.

    ResponderExcluir
  51. Este perfume era maravilhoso tenho meu primeiro vidro deste perfume comprei a 30 anos atrás acho que numa das primeiras lojas o Boticário de Curitiba se não me engano era na entrada da galeria Minerva
    Bem que podiam voltar a fabricalo movente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muito que volte a fraganfrag exuberance foi o melhor perfume que já usei voltaaaa!!

      Excluir
    2. Anônimo17:32

      eu tenho, só me sobrou este porque compro e vendo perfumes, ja tive 4, tive 1 com caixa que vendi recentemente. a opalina protege o perfume da luz do sol. quem quiser comprar perfumes antigos meu contato 21 97621 8213.

      Excluir
  52. Rosânia15:55

    Estou a procura dessa fragrância a anos. Exuberrance com uma tampa que parecia uma pedra de mármore pesada. O Boticário tem que voltar com esse perfume! Maravilhoso, único.��

    ResponderExcluir
  53. Quero de volta amo esse perfume um dosmelhores q conheso!

    ResponderExcluir
  54. Por favor me faça um perfume exubetaexub

    ResponderExcluir
  55. Oi...Ganhei um Exuberance se não estou enganada em 89...primeiro perfume dado pelo meu marido, quando éramos namorados....tenho até hj o vidro, pois quando tive dinheiro para comprá-lo na época já tinha saído de linha....ou seja tenho ele há 30 anos!!!!! qual a minha surpresa quando hoje...dia das mães meu marido me presenteou com um outro perfume...pesquisado por ele que fosse o mais próximo ao Exuberance!!!!! Muito amor envolvido.....mas nada se iguala ao Exuberance....

    ResponderExcluir
  56. Anônimo22:24

    Esse perfume era maravilhoso, bem que a Boticário poderia relançá-lo!!!

    ResponderExcluir
  57. Eu encontrei uma tampa de pedra , então decidi pesquisar sobre ela de qual perfume séria .pelo formato pensei logo no perfume da Boticário . porque ainda existem perfumes com esse formato de tampa , só que é de plástico.gostei muito da pesquisa.

    ResponderExcluir
  58. Estou no aguardo deste retorno de exuberance, independente do frasco, QUERO muito este presente em minha vida novamente... Saudades de um produto tão encantador #voltaexubetance

    ResponderExcluir
  59. Eu também acho esse perfume inesquecível!! Estou no aguardo.
    #voltaexuberance

    ResponderExcluir
  60. EU TBM QUERO ELE DE VOLTA, POR FAVOR! SIMPLESMENTE AMO E AMO E AMO.

    ResponderExcluir
  61. Volteeeeeem com o EXUBEEANCE....

    ResponderExcluir
  62. ola vc teria imagem de anforas antigas para me fornecer? Nao achei Special man, mystic, fetiche, sex Appeall, arpoador, musk cabeça feita, todos decada de 80. Obrigada

    ResponderExcluir
  63. Voltaaaaaa por favor !!!! Perfume extraordinário !!!

    ResponderExcluir
  64. Eu amo os perfumes dos anos 80 e 90 do Boticário. Eu quero que vários perfumes voltem. Exubérance, Innamorata, Dreams, Zíngaro e Annete são maravilhosos. Boticário ninguém se importa com a embalagem o que queremos é o perfume. Voltem com eles por favor.....

    ResponderExcluir
  65. Eu gostaria que esse perfume ezuberance voltasse pois esse perfume marcou muito a minha porque na época eu usava Avon toque de amor É esse amor da minha vida tinha uma condição melhor ai me deu de presente ficou marcado na minha vida o perfume e o meu grande amor bom Se voltasse essa fragrância amooo muito

    ResponderExcluir
  66. Tenho esse frasco guardado há 30 anos e ainda se sente a fragrância residual. Infelizmente a etiqueta descolou e se perdeu. Estava procurando informações e cheguei aqui. Exubérance! amava. A embalagem é realmente uma obra de arte

    ResponderExcluir
  67. Olá! Estava buscando a fragrância similar ao EXUBERANCÉ e cheguei aqui. Me vi em cada comentário. Um perfume que marcava positivamente por onde passava. Uma delícia! Espero que o movimento ganhe forças para a volta do perfume.

    ResponderExcluir
  68. Nossa que felicidade saber quanta gente gosta e quer o Exuberance de volta... É inesquecível essa fragrância, lembro da minha adolescência e se voltar eu compro na hora. Amei o artigo, eu nem imaginava como era feita a tampa de pedra 😍 realmente um primor❤️ Gratidão 🙏 um abraço, Cintya Ramcke

    ResponderExcluir
  69. Oi, amo esse perfume, ganhei do meu namorado na epoca, agora esposo, nunca esqueci, maravilhoso....

    ResponderExcluir
  70. Esse perfume marcou minha adolescência. Queria que voltassem a fabricar. Eu e minha avo usávamos. Ainda guardo o vidro.

    ResponderExcluir
  71. Anônimo19:09

    Perfume maravilhoso, frasco com a tampa em pedra lindíssimo, podia voltar tudo como era ❤️

    ResponderExcluir
  72. Anônimo19:11

    Se soubesse que não ia continuar teria de certeza guardado a frasco lindíssimo

    ResponderExcluir
  73. Anônimo10:25

    Era meu perfume favorito da Boticário. E até hoje pra mim ainda não tem nenhum que chega aos pés dessa fragrância. Pelo o amor de nós mulheres apaixonadas por esse perfume, VOLTA LOGO "EXUBERANCE"

    ResponderExcluir
  74. Anônimo23:18

    Eu tbm adorava esse perfume,se voltasse eu ficaria muito feliz.

    ResponderExcluir
  75. Anônimo11:49

    Cristina: Se não fosse pedir demais, gostaria que o perfume exuberante voltasse, mim desculpa gosto muito de perfume mas não tem nenhum igual ao Exuberance! Que saudade tenho daquela fragrância!

    ResponderExcluir
  76. Anônimo13:44

    Gente vamos todos ligar no boticário e deixar nossa vontade para que o exuberance e kalinity voltem...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior