quarta-feira, abril 28, 2010

Exubérance - O Boticário


Há algum tempo, recebi um email de um leitor (Jorge Carocas) me perguntando sobre um certo perfume do Boticário, que tinha embalagem branca e tampa parecendo pedra. Abaixo, segue um breve relato sobre esta embalagem, resultado de uma deliciosa pesquisa que me fez ainda mais apaixonado pela embalagem da perfumaria.

O ano era 1988. O Boticário, então uma empresa com somente 10 anos em atividade, seguia firme com sua vocação para a inovação na perfumaria brasileira. E convenhamos, faz isto com maestria até os dias de hoje.
Exubérance é, na minha opinião, um marco no desenvolvimento de embalagens para perfumes no Brasil. O frasco era a tradicional ânfora – embalagem símbolo do Boticário, já comentada neste blog –, só que neste caso, a embalagem foi produzida na França, em vidro opaline, uma das possibilidades de fabricação de vidro descoberta pelo fundador da empresa, em uma de suas viagens pela Europa.
As tampas – vide foto abaixo - eram corajosamente feitas em pedra sabão, por artesãos de Ouro Preto, em Minas Gerais, cidade internacionalmente reconhecida pela sua relação com arte há séculos. Para garantir acoplamento com o frasco, utilizava-se um inserto plástico, que era colocado manualmente pelos próprios artesãos mineiros.


O cuidado com o produto era tanto, que em cada frasco era aplicada uma etiqueta adesiva de papel com o nome do produto, como pode ser visto em um anúncio da época:



Infelizmente, os custos (logísticos e de qualidade) desta embalagem eram muito altos, o que inviabilizou o produto no longo prazo. O vidro opaline ficou cada vez mais caro de ser produzido e a tampa quebrava-se facilmente, o que gerava perdas em linha de produção e também contribuiu para a decisão de descontinuar o produto.
De qualquer forma, fica aí um exemplo de trabalho primoroso de desenvolvimento de embalagens e do uso diferenciado de materiais e de processos de produção. Seria interessante retomar este espírito na perfumaria, não seria?

Sobre o vidro Opaline
O vidro opaline é um tipo de vidro decorativo que foi produzido na França,nas cidades de Le Creusot, Baccarat e Saint Louis principalmente entre 1800 e 1890, sendo muito popular durante o reinado de Napoleão III entre 1850 e 1860, principalmente utilizado em lustres e outros objetos de decoração. Este tipo de vidro é opaco ou levemente translúcido e geralmente apresenta coloração branca, mas também podia ser produzido em tons de verde, azul, rosa, preto, lilás e amarelo. De aspecto Premium, também era chamado de demi ou semi-cristal.
As melhores referências para o vidro opaline são os livros Les Opalines de Christine Vincendeau e L’Opaline Française au XIXe siècle escrito por Yolande Amic.

Fontes: Wikipédia
O Boticário

58 comentários:

  1. Hi, nice blog & good post. You have beautifully maintained it, you must try this website which really helps to increase your traffic. hope u have a wonderful day & awaiting for more new post. Keep Blogging!

    ResponderExcluir
  2. SOU A FAVOR SIM! DO RETORNO DO PERFUME EXUBERANCE. ESTE PERFUME TEM QUALIDADE E SEDUÇÃO, NÃO IMPORTA A EMBALAGEM E SIM QUALIDADE. ESPERO QUE ESTÁ EMPRESA CONCEITUADA NO MERCADO, COM UMA EQUIPE DE COLABORADORES BASTANTE EFICIENTES E DEDICADOS ACHEM UMA MANEIRA DE ATENDER OS SEUS CLIENTES FIÉIS.
    TODOS QUE FAZEM PARTE DO BOTICÁRIO ESTÃO DE PARABÉNS, PELO TRABALHO EXCELENTE, PELA CAPACIDADE E DESENVOLVIMENTO DIFERENCIADO.ESPERO PODER CONTAR COM TODOS VOCÊS PARA MAIS UMA NOVA ETAPA DA FRAGÂNCIA EXUBERANCE.
    POR QUE TENHO CERTEZA QUE VOCÊS IRÃO ENCONTRA UMA ÓTIMA SOLUÇÃO.
    ESTEJAM TODOS COM DEUS E MUITA PAZ...
    GRAÇAS TOZER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive um desses... MARAVILHOSO!
      Nem faço questão da embalagem, e sim do perfume...

      Excluir
    2. Amo esse perfume, e sim, a embalagem era linda, mas queremos o perfume de volta :D

      Excluir
  3. Caro Rogério, peço que me contate no e-mail: antunes@arteb.com.br
    Gostaria de falar sobre uma das embalagens da boticario.

    Sld´s

    AW

    ResponderExcluir
  4. Cidinha Cunha21:27

    Oi Rogerio!
    Li o comentário do Jorge Carocas quando da postagem sobre as embalagens em forma de ânfora do Boticário e confesso que também queria saber do nome deste perfume.
    Adorei saber que você deu continuidade à pesquisa e conseguiu saber, além dos dados de sua embalagem, seu nome também. Nossa, usei este perfume quando tinha uns 20 anos e, sinceramente, não lembrava mais do nome dele.
    Parabéns pela pesquisa e por matar minha curiosidade também e por fazer-me voltar ao passado, pelo menos por um pouquinho. rsrsrs
    Abraços,
    Cidinha

    ResponderExcluir
  5. alessandratomas02:22

    Olá gente!!

    Já se passaram muitos momentos vividos em minha mente, mas este post me fez chorar e rir, pois este perfume eu o ganhei no dia de meus 15 anos (1/6/1990)em uma sexta-feira á tarde e muito feliz.
    Junto dele vieram 3 blusas da Drop's de Anis lindas, foram meus melhores presentes e mais lindos, vivi momentos inesquecíveis com meu Exubérance, e em homenagem á ele, me tornei uma Empresária ao qual minha logomarca se dá a Exubérance Decor. Viram como á vezes algo marca nossas vidas pra sempre?

    ResponderExcluir
  6. Caro Rogério. Milhões de desculpas por so agora agradecer a sua pesquisa absolutamente fantástica. Fiquei super feliz com o que vi e li. Vou torcer para que um dia a Boticário traga esse grande perfume de volta as prateleiras de suas lojas, mesmo que em outro frasco. Um grande abraço. Jorge Carócas.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jorge!
    Obrigado pela sua visita e pelas suas palavras!

    Abraço

    Rogério

    ResponderExcluir
  8. OLÁ ROGERIO, ESTOU A MUITO TEMPO ENVIANDO E-MAILS E COMENTARIOS PEDINDO A VOLTA DO EXUBERANCE, POIS É AINDA HJ O MEU PERFUME PREDILETO, DEPOIS QUE ELE DEIXOU DE SER COMERCIALIZADO GUARDEI UM UNICO VIDRO DURANTE ANOS E SÓ USAVA EM MOMENTOS ESPECIAIS E ATÉ HJ TENHO O ULTIMO FRASCO, GOSTARIA MUITO INDEPENDENTE DO FRASCO QUE O PERFUME VOLTASSE A SER PRODUZIDO POIS ELE ERA MARAVILHOSO, E EU NÃO CONSEGUI SUBSTITUI-LO SE VC TIVER ALGUMA DICA SOBRE A FRAGANCIA ME PASSE POR FAVOR O MEU E-MAIL É
    JULIANA.SCOPIM@GMAIL.COM, MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, eu também tenho o meu a mais de 23 anos , e até hj não perdeu a sua essência, uso so em ocasiões, pois e o meu preferido entre + de 30 perfumes que tenho.Sou a favor da volta de EXUBÊRANCE. . Já que está na moda , vamos protestar ! hehehe

      Excluir
  9. Rogério, esse perfume está faz parte de minhas melhores lembranças. Tenho um blog sobre perfumes: www.odorataparfuns.blogspot.com
    Se puder, entre lá, deixe contato. Vamos organizar um abaixo-assinado para a volta desse perfume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem quero participar desse abaixo-assinado.

      Excluir
    2. eu assino com certeza como ele faz falta......
      juntamente com o spirit off flowers e o inamorata que esses dois faziam uma dupla infalível p o trabalho e o tão maravilhoso exuberance p situações especiais ai que delícia.
      atenciosamente
      fátima santos

      Excluir
    3. https://www.facebook.com/pages/Queremos-a-volta-do-Perfume-Exub%C3%A9rance-O-Botic%C3%A1rio/694803867216574

      Excluir
  10. Débora Alves, Gostaria muito que O Boticário voltasse com esta fragrância que me trouxe muitos momentos felizes! Muito obrigada por este espaço, onde podemos colocar nossa opinião! Tenho certeza que irão conseguir identificar uma embalagen que faça jus ao perfume.

    ResponderExcluir
  11. Quero agradecer a todos a visita ao blog!

    Abraço

    Rogério

    ResponderExcluir
  12. Anônimo22:27

    Nossa eu voltei no tempo, eu me lembro que eu tinha 12 anos e minha mãe dizia, que esse perfume era ´so para a noite e para lugares chiques. Um cheiro doce amadeirado tão gostos, que toda vez que ela saía, o ambiente ficava horas perfumado.
    Guardei um último vidro deste perfume, é a lembrança que eu tenho da minha mãe e da minha adolescência tão gostosa...Amei recordar!

    ResponderExcluir
  13. Eu amava esse cheiro, gostaria muito que voltasse, nao precisava ser em uma embalagem tao cara, o conteudo que importa!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rogério! Parabéns pelo post sobre o Styletto. Adorei! Outra coisa: se não se importa, pesquei as fotos de Exubérance para falar da fragrância no meu blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo19:30

    Olá, também sou fascinada por esse perfume,queria tanto que ele voltasse tem tudo a ver comigo.
    Você poderia pelo menos me informar um similiar meu e-mail :denisekarine@gmail.com , Já procurei em varias perfumarias mas nao encontro nada parecido..
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Monica Andrade00:52

    Gente tenho a minha embalagem ate hoje...

    ResponderExcluir
  17. Anônimo19:31

    Nossa me veio o aroma desse perfume, usei ele desde o lançamento e fiquei mt triste qdo saiu de linha, e olha q já se passaram anos e eu ainda nao me encontrei em nenhum outro perfume atuamente uso J'adore, mas casualmente, sou mt enjoada pra perfume, seria otimo q a Boticario voltasse a comercializar, nem me importaria q fosse caro, mas q eu pudesse usá-lo novamnente.

    ResponderExcluir
  18. Sandra20:49

    Este perfume é (digo é pq torço para que volte) simplesmente MARAVILHOSO. Uma delícia! Gostaria muito que a Boticário voltasse a comercializá-lo.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo13:02

    Amo este perfume !!! Ele fez parte da minha adolecência de 1990 à 1994 e até hoje guardo o vidro.Estou anciosa para que ele volte.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo10:58

    Simplesmente maravilhoso recordar este perfume, pena que o boticário, sendo uma empresa tão conceituada no ramo da cosmética, ainda não se comprometeu com seus fieis consumidores para proporcionar-les uma volta ao passado, disponibilizando o retorno de suas fragrâncias de maior sucesso. Sou super a favor do retorno não só do exubérance ( que sem dúvida é o meu favorito) mas outros como kalanit, ravel, anet, etc.Exubérance foi e continua sendo o cheiro que representa toda uma juventudo e um comportamento, independente da idade ou sexo porque não são só as mulheres que recordam o cheiro deste perfume, mas os homes que de alguma forma tiveram contato com a fragrância.
    "Volta Exubérance"

    ResponderExcluir
  21. Anônimo12:43

    o perfume exubérance saiu de linha somente por causa do vidro? ou tem outro motivo? e se existir outro perfume com a fragancia parecida por favor me avisem. meu email: k.cilene.souza@bol.com.br

    ResponderExcluir
  22. o perfume exubérance saiu de linha somente por causa do vidro? ou tem outro motivo? e se existir outro perfume com a fragancia parecida por favor me avisem. meu email:anamariadearaujomendes@hotmail.com
    12:43 PM

    ResponderExcluir
  23. Anônimo20:33

    Gente! Amava este perfume. Fez parte da minha adolescência. Tanto que achei este blog porque estava pesquisando sobre o Exubérance.Eu iria amar se o mesmo voltasse à Linha de O Boticário, independente do frasco, pois apesar de o antigo ser lindo, o que importa é a fragrância. Eu quero! Eu amo aquele cheirinho maravilhoso! Eu quero!!!
    Jeyne Camelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Jeyne. Perfumaria é sem dúvida, uma arte sinestésica!
      Obrigado por sua visita ao blog!

      Excluir
  24. Boa noite.Nossa adorava esse perfume,mais já na outra embalagem que fazia parte do grupo Exubérance,Ravel,Dreams,Athena e a minha paixão Kalanit!Nunca me conformei em ter que ficar sem ele,ainda tenho uma embalagem,de vez em quando abro para sentir o perfume,o que tinha dentro já sumiu claro!Uma fragrância floral bouquet com saída rica de rosas e jasmim.Estava pesquisando sobre o Kalanit e cheguei aqui no seu blog.Saberia me dizer algum outro perfume que tenha a fragrância pelo menos parecida com o Kalanit?Seguindo seu blog e adorei tudo,vou voltar com certeza.Tenho um blog também vou deixar meu link se quiser conhecer,seja bem vindo e Feliz Ano Novo,beijo.
    http://micarlaedavid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Lindo frasco! Infelizmente não conheci essa fragrância, pois em 1988 foi quando ganhei meu primeiro perfume da Boticário, o Annete, com seu frasco marrom fosco e tampa dourada, e me mantive fiel a ele mesmo quando teve sua fragrância e nome alterados, até que foi descontinuado... Realmente é uma pena que O Boticário esteja gradativamente deixando de comercializar as colônias nos frascos em formato de ânfora. Como você disse, eram (e acredito que ainda sejam) o símbolo da marca. Belo post. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo20:45

    Nossa esse foi o perfume da minha vida, tambem guardei por muito tempo minha ultima embalagem, gente quem souber de um cheiro similar mande o nome pro meu email mcribeiro.rj@hotmail.com, estou a anos esperando a volta dessa fragancia que marcou minha vida, um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  27. Vou no site deles pedir o retorno... Façam o mesmo, quem sabe dá certo!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, Rogério. Gostaria de saber onde conseguiu a imagem do frasco do Exuberance,a primeira, sobre o sulfite e a tampa sozinha. Não é de anúncio de revista. Estou fazendo um post sobre o Boticário e suas descontinuações no meu blog e vou usar essa imagem do Exuberance, ok? Não há outras na net...
    Visite: www.parfumsetpoesie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah!
      Obrigado pela visita ao blog!
      Respondendo sua pergunta, eu mesmo tirei a foto de um frasco que tive em minhas mãos!
      Em que mais posso ajudá-la?
      Abraço
      Rogério Oliveira

      Excluir
    2. Boa noite, Rogério. Ok, vou colocar a referência do seu blog então!
      Pode me ajudar a encontrar meu queixo. Como assim? Um frasco que teve em suas mãos? Quando, como, onde? Também quero!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Oi Lily Loon!
      Este frasco é lindo! E a tampa em pedrasabão, nem se fala!
      Eu tive a sorte de conhecer uma pessoas que tinha um frasco destes, totalmente preservado.

      Excluir
    4. https://www.facebook.com/pages/Queremos-a-volta-do-Perfume-Exub%C3%A9rance-O-Botic%C3%A1rio/694803867216574?skip_nax_wizard=true




      Gente , qd achei essa reportagem , não resisti e fiz uma página no facebook. pedindo a volta dele , tenho o meu a mais de 23 anos e ate hj ainda tem um restinho, somente uso especial , o melhor e que após tantos anos a essência dele continua igual . perfeito.

      Excluir
  29. E a pessoa não vende? Será que ainda tem o aroma do perfume? Juro que eu queria sentir aquele cheiro mais uma vez do que efetivamente ter o frasco, que sim, é lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , tenho o meu a muito anos,rs te garanto a essência e a mesma , não mudou nadinha .uso somente uma gotinha kkkk

      Excluir
  30. Anônimo14:16

    Bah, voltei no tempo. Tenho uma parte da historia da minha vida neste frasco, neste perfume. A melhor época da minha vida.

    ResponderExcluir
  31. Foi o primeiro perfume que ganhei em minha vida. Eu era (e ainda sou) apaixonada pela fragrância desse perfume...após 25 anos ainda tinha o vidro guardado, que no final acabei descartando. Mas tenho muitas lembranças boas e gostaria muitíssimo que esse perfume voltasse a ser comercializado pelo O Boticário. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  32. Anônimo17:04

    Na verdade o boticario lançou o "Glamou Exuberance" que tem o msm cheiro! corram pra loja e confiram...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento mas nunca nesse mundo que o Glamour Exuberance tem o mesmo cheiro do extinto Exubérance. É até uma afronta à inteligência e ao olfato mesmo das pessoas que o conheceram e usaram.

      Excluir
  33. Em tempo, consegui um Exubérance antigo pra mim. Prometo retornar aqui e contar ao saudosos, caso eu consiga estabelecer uma ligação, qual é o perfume importado no qual ele foi baseado. Assim, quem quiser pode comprar o tal perfume pra tentar suprir esta lacuna.

    ResponderExcluir
  34. volta Exubérance volta

    ResponderExcluir
  35. Bom, como prometido, estou retornando com a conclusão sobre qual perfume importado é igual ao Exubérance. É mesmo o Montana Parfum de Peau.
    Aqui o post do meu blog onde mostro meu Exubérance e falo detalhes sobre ele.

    http://parfumsetpoesie.blogspot.com.br/2014/12/exuberance-o-boticario_18.html

    ResponderExcluir
  36. Olá pessoal.
    Recentemente o Boticário lançou uma coleção chamada "amores inesquecíveis" com vários clássicos que foram descontinuados, entre eles estão Annete, Femme.com, Rhea etc.

    Segue o link: http://www.boticario.com.br/colecao-amores-inesqueciveis/p

    P.S. Venda somente pelo site da marca e para variar edições limitadas.

    ResponderExcluir
  37. essa fragância deliciosa poderia voltar com tudo Exubérance volta

    ResponderExcluir
  38. Este perfume remete a uma sedução recatada. Fazendo com que essa inebriante fragrância desperte o desejo de se desvendar mistérios no outro. Quero ela de volta. Não importa a embalagem.

    ResponderExcluir
  39. Olá, alguém sabe dizer que fragrância seria compatível com o maravilhoso Exubérance? Amava aquele perfume...

    ResponderExcluir
  40. Kátia Guedes de Moura13:29

    Se não for engano, depois de sair de linha fabricaram com embalagem de vidro normal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, depois de sair nunca mais voltou a ser fabricado, infelizmente.

      Excluir
  41. Independente da embalagem eu iria amar caso esse perfume voltasse a ser fabricado, eu amava a fragrância. Amei a reportagem. Me fez recordar uma época maravilhosa.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde!
    Faço um apelo para que voltem com o perfume exubérance.
    Já mandei e-mail para o boticário pedindo a volta pq além de mim conheço um monte de gente que ama esse perfume e não conseguiu substitui-lo. Tenho um pouquinho dele
    do ultimo vidro que comprei.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  43. Gente, agora realmente chorei de saudades, dessa época maravilhosa que não volta mais. Quero implorar a empresa O Boticário para que retornem com esse glorioso perfume, que assim como eu milhares de pessoas o amam muito.Por favor volte Exuberance!! Te amamos.

    ResponderExcluir
  44. Olá Pessoal, esse perfume tem história, o Boticário deveria relançar mesmo que em outra embalagem, o importante é a fragrância original!!! #voltaexuberance

    ResponderExcluir

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!