Dissecando um perfume - Zaad - O Boticário


Zaad, que significa "Semente dos Sonhos", é o primeiro Eau de Parfum masculino da marca O Boticário. Ao lado de Lily Essence, é o produto masculino mais caro da empresa, custando cerca de R$ 125,00. Barato, se compararmos com alguns perfumes importados para o qual Zaad não perde nem em qualidade e muito menos em design de embalagem, que aliás, está bem alinhada com o posicionamento do produto e é um show à parte.
Desenvolver esta embalagem foi um verdadeiro desafio para a equipe da empresa e para os fornecedores envolvidos. E o mais impressionante e melhor de tudo é que todos os componentes da embalagem foram desenvolvidos aqui no Brasil.
Toda a produção, desde a concepção até o lançamento, levou mais de um ano e teve muitas emoções pelo caminho, mas o resultado compensou.
Como sempre deixo o cartucho para o final, neste post vou mudar um pouco e começar por ele.

Cartucho
O lay-out do cartucho -veja foto ao lado - foi criado pela Opus Múltipla e desenvolvido pela equipe do Boticário em conjunto com gráfica Kingraf, de Curitiba.
Feito em papel cartão, decorado com somente 2 cores (azul e prata) + Hot Stamping prata, ele já inova pela faca inusitada, que abre como um "armário", revelando um compartimento que guarda o bonito frasco em seu interior.

Recortes estrategicamente posicionados acima e embaixo no berço interior, facilitam a retirada do produto do cartucho. No fundo deste berço,está impresso em azul, o conceito do produto.

A embalagem de de Zaad, que pode ser vista na imagem inicial do post, foi desenhado na França por Juan Carlos Rustarazzo e, segundo ele é a materialização da sofisticação e da masculinidade que caracterizam sua fragrância. A composição dos elementos é elegante e moderna e traz o espírito de ousadia e a busca pelo equilíbrio e a paz, valorizando ainda mais o produto.
A embalagem toda é composta de 6 peças: 1. Frasco, 2. Cache/Ombro, 3. Pump, 4. Tampa, 5. Inserto da tampa, 6. Capa da tampa.

Frasco
Feito em vidro pela Wheaton do Brasil, o frasco foi o primeiro dos seis itens a ficar pronto, mas nem por isso foi o mais fácil. O design pedia um frasco com gargalo rebaixado e grandes áreas planas que impediam sua retirada do molde. A solução foi substituir as partes planas por grandes raios, permitindo a abertuta do molde, mantendo o design muito próximo do original. Outra dificuldade, foi manter os rebaixos para encaixe das peças metalizadas.
No frasco vai encaixado o Cache/ombro e a Pump, da Calmar. O cache foi desenvolvido pela Alcan Packaging. Feito de ABS metalizado (pode ser também galvanizado), tem na gravado em alto relevo na parte frontal a inscrição: ZAAD - Eau de Parfum e o logo da empresa. O encaixe é feito somente por pressão e é beneficiado pelo formato do frasco, tornando muito difícil desmontar o conjunto.


Tampa

A tampa foi o grande desafio do projeto, exigindo grande esforço e criatividade das empresas e equipes envolvidas, a começar pelo material escolhido, o Surlyn, que apesar sua transparência e beleza, sempre guarda surpresas durante a produção. Além do mais, o design pedia uma peça metáliza (ou metalizada) no seu interior. Como fazer isto sem cola? Como solução, optou-se por fazer a tampa em 3 peças (vide fotos abaixo), que também são unidas somente por pressão.





Sem dúvida, a embalagem Zaad é um dos projetos de maior complexidade já feitos no Brasil. Como já disse, não deve nada a nenhum outro produto feito mundo afora.
Parabéns a todos os envolvidos e ao Boticário por continuar acreditando no poder e no retorno do investimento em desenvolvimento de embalagem.

O comercial do perfume, criado pela Almap, traz Marília Gabriela em uma situação impensável para uma mulher segura como ela:


Fontes:
O Boticário
Cristiana Arcangeli
Opus Multipla
Kingraf
Wheaton
Calmar
Alcan Packaging
www.30segundos.com.br

Comentários

  1. Anônimo22:21

    Olá Rogério!
    Adorei seus posts sobre os perfumes.
    Gostaria de trocar idéias sobre o assunto, na verdade gostaria de saber se poderia me ajudar, pois estou concluindo a faculdade de design gráfico e escolhi como tema de minha monografia o desenvolvimento de uma embalagem de perfume.
    Como não achei seu e-mail no seu blog, mando o meu pra entrar em contato, caso tenha interesse (geyzad@yahoo.com.br)
    Obrigada e parabéns!
    Abs,
    Geyza Dalmásio Muniz

    ResponderExcluir
  2. olá adorei seu blog sobre embalagens de perfumes, pois tem tudo a ver com minha monografi. estou concluindo a faculdade de publicidade e propaganda
    e escolhi como o tema a embalagem do perfume da boticario capricho day e nigth. gostaria muito de saber o design deste perfume se vc souber agradeceria muito se vc me mandasse um email pois não vi seu email no blog. me chamo idelzuite.
    (idelzuite872@hotmail.com)
    obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo07:41

    O Meu acabou em menos de 2 meses prq a emabalagem estava vazando..... deve ser prq foi fabricado no Brasil... affff 120 reais jogado fora.

    ResponderExcluir
  4. Rafael Levyinger.katz12:51

    Olha, eu uso e com certeza, esse perfume é um escandalo. Alem da embalagem e do cartucho maravilhosos, a fragrância é sensacional. Tanto que nunca mais troquei, sempre o reveso com o 1 Million, do Paco Rabanne, outro fantástico.

    ResponderExcluir
  5. Bem detalhado esse artigo, perfumes realmente são um toque pessoal inconfundível de personalidade marcante, ainda mais com uma embalagem como essa.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  6. Anônimo14:18

    Esse é realmente delicioso ,ja experimentei e achei o melhor de todos, vcs estam de parabens pelo produto .

    ResponderExcluir
  7. Anônimo15:49

    Sem palavras pra falar desse perfume... Comprei e adorei e nao pretendo trocar por nunhum outro perfume... o perfume é maravilhoso e o cheiro muuuito agradavel... Simplismente espetacular esse produto.

    ResponderExcluir
  8. Ola!gostaria de saber quantos ML cab no frasco do perfume Zaad?

    ResponderExcluir
  9. Olá. Obrigado pela visita ao blog.
    Como pode ser visto na foto que mostra o cartucho, o produto é declarado 100ml.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Jefso22:08

    OLa eu uso o ZAAD eh otimo mesmo, a embalagem tem 95ml

    ResponderExcluir
  11. Este perfume realmente é muito bom é o meu preferido!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo18:06

    Esse perfume é nota 10!!! Sou extremamente exigente com perfumes... E esse é o primeiro perfume nacional masculino que me agradou em cheio!!! Tô de cara!!! Sei que até mesmo as mulheres seguras ficam inseguras, então me seguraaaaaaaaa... Demais esse perfume!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo21:03

    Foi um dos melhores perfumes que já utilizei. Essência excelente e o poder de fixação da mesma forma.

    Excelente!!!!!1

    ResponderExcluir
  14. Anônimo16:08

    Delicia de perfume!! uauuuuuuuu
    comprei de presente de Natal para o meu amor...muito bommmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  15. Anônimo20:36

    rsrs, o meu também acabou com 2 meses...o segundo também...quando fui comprar p terceiro perguntei a menina porque ele acabava rápido.

    Ela perguntou quantas pessoas utilizavam o perfume, clraro que eu imaginava que era só eu até a dica da vendedora:

    Vigia e ve se tem alguém mexendo no seu guarda roupa,,,CLARO QUE TINHA,,,KKK,,também quem não iria utilizar.

    minha mae que sempre odiou perfume estava tomando banho de ZAAD.

    julianofrancisduarte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Anônimo21:08

    Oi adodei esses comentarios e de saber mais sobre a embalagem sou uma consultora o boticario e meu esposo só usa zaad realmente deixa as mulheres desconcertadas ao sentir essa fragrancia bjusss...

    ResponderExcluir
  17. Anônimo21:13

    Adoroooo esse perfume meu esposo usa ele tbm, claro sou uma consultora o boticario não teria como ele ficar sem um não é mesmo...

    ResponderExcluir
  18. Anônimo02:12

    Que tal continuar falando de perfumes, mostrando produtos da NATURA,já que é a maior fábrica de cosméticos do Brasil e assim como a Boticario,tem excelentes produtos. Por exemplo: eu de parfum Essencial e o essencial exclusivo. Divinos!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo07:53

    amigo, queria saber se dá pra ver se o produto esta acabando, pois parece que o frasco do perfume não é transparente. espero respostas.
    abraços

    ResponderExcluir
  20. Nathália12:37

    Um dos Melhores com ctz!Atende mto bem ao que promete ..qq homem que passa na rua com esse perfume é impossivel nao dar uma olhadinha rs Interessantissimo !!AHUAHUAH

    ResponderExcluir
  21. Uso esse perfume ha uns 3 anos, e simplesmente adorei, otimo, e realmente, passo com o perfume em qualquer lugar, e não tem uma moça que não diz: "nossa, que cheiroso!" tipo, literalmente fica no ar, roupa, corpo, simplesmente maravilhoso o PERFUME. VALE A PENA comprar.
    Filipe Sant' Anna

    ResponderExcluir
  22. Eu sou muito exigente com perfumes, mas este é um dos melhores! Utilize este perfume por mais de 5 anos e não mudar nunca!

    ResponderExcluir
  23. Encomendei ele hoje, estou doido para experimentar.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo22:28

    simplismente esse perfume é o melhor dos melhores, nao a nada comparado a ele, e nao estou exagerando nao...fico louca com o cheiro ,meu marido usa a 2 anos...se acabar peço pra comprar outro logo... amo demais esse cheiro !!! :)

    ResponderExcluir
  25. Anônimo13:36

    realmente um perfume marcante... muito bom, comprei por curiosidade e acabei gostando, bom demais!!!!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo22:12

    caramba está fragancia espetacular brasil inovando com susseso!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo11:54

    valeu pela dicaiiii

    ResponderExcluir
  28. Alguém sabe mim dizer qual a porcentagem de exencia tem o perfume

    ResponderExcluir
  29. Alguém sabe mim dizer qual a porcentagem de exencia tem o perfume

    ResponderExcluir
  30. Anônimo22:14

    Quero muito comprar este perfume, porém ainda estou receoso, dinheiro está contadinho, quero gastar mas sem medo de me arrepender, o que me dizem? Kkkkkk

    ResponderExcluir
  31. Anônimo21:37

    Todos perfumes do O Boticário, e imitação de perfumes importados...
    O Zaad é imitado do X&S do Pacco Rabane

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior