Moschino Fresh Couture
Perfume Moschino Toy |
Em outubro de 2015, exatamente 2 anos após a entrada de Scott na Moschino, ele nos brinda com sua mais nova criação, chamada de Moschino Fresh Couture.
Mais uma vez, ele se inspira em um objeto mundano, que não tem absolutamente nada de aspiracional para conter um produto que faz referências à luxúria e à alta costura. O objeto mundano em questão aqui é um inexpressivo frascos de limpeza doméstica, encontrado em praticamente qualquer casa moderna.
O design da embalagem, escancara a dicotomia corrente na sociedade: alto x baixo consumo, premium x básico, gourmetização em excesso. Talvez a motivação para o design seja somente a ironia que cerca o glamuroso mundo da moda x o popular pret-a-porter.
Como pode ser visto na imagem ao lado, o design da embalagem se apropria de todos os signos da categoria de domisanitários, inclusive utilizando um cache feito em material plástico na cor azul, com tom exato da categoria e de aspecto que poderia até ser considerado grosseiro exatamente para dar ainda mais impressão de que é um produto de limpeza. A forma de prender a tampa no cache torna um pouco difícil a remoção da mesma, revelando alguns problemas de usabilidade (seria proposital?).
Já a tampa, vide imagem abaixo à esquerda, é somente uma simples tampa que imita perfeitamente os triggeres (existe esta palavra?) ou gatilhos (imagem a direita) utilizado nos produtos de limpeza de cada ou jardim e, na minha opinião mais um prato cheio para os advogados propriedade industrial. Aqui no Brasil, este gatilho é vendido principalmente pela empresa WestRock. Pelo design, imagina-se que o uso do perfume seja igual o do produto de limpezam, mas por fim se revela de forma decepcionante apenas uma proteção para uma pump comum.
Estaria aí mais uma ironia dicotômica da natureza artificial da alta moda x produtos “look-a-like” relacionados plantada propositalmente pelo designer?
O cartucho é feito em papel rígido revestido (aqui no Brasil conhecido como papel de pasta mecânica, papel de sapateiro ou simplemente papel paraná. Este material rígido é largamente utilizado na perfumaria fica, por conta da rigidez e da premiunização conferida pelo revestimento e alta qualidade dos acabamentos gráficos:
Linda Evangelista, modelo conhecida do mundo da moda, que aliás continua linda é o rosto da marca para esta fragrância e toda a campanha remete ao ritual de limpeza, numa clara alusão cross-category.
Abaixo o filme para TV e as imagens para mídia impressa:
Para finalizar, eu gostaria muito de saber o desempenho deste produto no mercado, afinal ele mistura os 2 universos distintos da beleza e limpeza, mas que têm muito em comum.
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Moschino
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