Les Petites Folies - LuluCastagnette




Esta semana tive a oportunidade  de conhecer os frascos da coleção “Les Petites Folies” dos perfumes da marca LuluCastagnette (pode parecer estranho, mas escreve-se assim mesmo, tudo junto).

São duas versões, chamadas curiosamente de 20:15 e 00:10, em uma alusão livre dos horários onde supostamente as mulheres estão se preparando a balada (20:15) e vivem a balada propriamente dita (00:10).
O conceito para a fragrância, destaca a mulher que está entrando na maioridade, ou na fase onde conquista sua independência, situada em algum momento do fim da adolescência. Segundo o próprio briefing, “uma nova vida, cheia de responsabilidade. Agora, no mundo adulto e com vida ativa, ela orgulhosamente assume este novo papel, ao mesmo tempo que cria seu próprio mundo”.
Toda a inspiração para o design remete claramente aos anos 60 e, de certa forma, procura resgatar o gestual do uso de perfume, existente à época.
Este detalhe fica bastante evidente quando percebemos a utilização de uma atomizador tipo pêra (item de embalagem já comentado aqui no blog – leia artigo aqui). Este tipo de pump, induz a mulher a adotar um outro gestual de uso, mais feminino e delicado, proporcionando uma experiência de uso diferenciada e única.



Aliás, a amostra a qual tive acesso, (que está na foto que estampa a abertura deste post) ostentava uma pump Eternelle (vide foto acima e ao lado), lançamento recente da Aptar, fruto de um extenso estudo da empresa para modernizar estas pumps e oferecer performance diferenciada e segurança no uso (principal reclamação deste tipo de aplicador).
A Aptar, após receber de seus clientes vários pedidos para que desenvolvesse um atomizador que não vazasse (característica comum a este tipo de pump, não importa a marca), criou a Eternelle. Com um design belíssimo, esta pump é um híbrido de uma pump de pré compressão e um atomizador. Além de oferecer vedação satisfatória, Eternelle ainda oferece um sistema de trava (aberto/fechado), o que a torna ainda mais diferenciada em um mercado ávido pode um produto de qualidade como este.
O frasco de vidro, criado pelo designer Thierry Falcon, traz um formado de seixo (ou peebles, como gostam de chamar atualmente). A decoração, composta por reproduções estilizadas de imagens do cotidiano da mulher destacada no briefing, é toda feita em sublimação (ou DGT, como alguns chamam decoradores). Este processo foi desenvolvido em 1997, originalmente para os perfumes Le Male e La Femme, de Jean Paul Gaultier e permite a aplicação de uma imagem 2D sobre uma peça tridimensional. A qualidade e resistência deste processo de decoração são incomparáveis!


Já o cartucho, produzido em papel cartão, foi criado por outro designer – neste caso, Alain Chennevière – e tem formato de abertura no estilo display. Sua decoração multicolorida, em um estilo cartoon, reproduz o ambiente interno de uma residência  e  indica os momentos de uso da fragrância, em uma mensagem alegre e sutil. Toda a escolha das cores e do formato levam em conta este aspecto retrô, sem deixar de lado a jovialidade do público da marca.

Veja abaixo os anúncios para mídia impressa, bem alinhados com o estilo das embalagens:


Clique na imagem abaixo para ver o divertido vídeo feito para a fragrância:


Fontes:

Comentários

  1. Bruna Merci00:58

    Olá Rogerio!
    Depois gostaria de entender como funciona esta técnica de decoração.
    Temos algum produto assim?
    A princípio na foto Me pareceu que podia ser um sleeve (nao Me xingue com este comentário!) pela variedade da decoração e por estar no frasco todo...

    Tenho lido sempre os posts e sempre tenho mais perguntas! Acho o blog muito interessante!!!

    Beijos,
    Bruna.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna
    Obrigado pela visita!
    Estou preparando um post especial sobre a técnica de decoração.
    Espero deixar claro as diferenças entre a sublimação e o sleeve. Elas são muito diferentes e os resultados, mais diferentes ainda!

    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior