Vaporizador Travalo, ou um ensaio sobre refilagem de perfumes



Hoje quero falar sobre um assunto que envolve design e perfumaria, mas de um jeito que normalmente não é tratado aqui no blog.
Nas próximas linhas, você vai ler alguns insights sobre os quais andei refletindo sobre um assunto que já foi mais discutido por aí: a refilagem de perfume.
Não é possível negar que há uma demanda por parte dos consumidores, e não é de hoje, por embalagens refiláveis para perfumes.
Muitas marcas de perfumaria, inclusive nacionais, já lançaram versões refiláveis de seus produtos.
Porém, na maioria das vezes, estas versões são lançadas tendo como apelo (pelo menos de marketing), um aspecto ligado a sustentabilidade e a redução de custos.
Por isso, o que vemos por aí neste campo, são embalagens normalmente mais leves, com material reciclado ou de qualidade inferior. O trabalho de refilar (do inglês refill - reencher, em tradução livre) fica por conta do consumidor, que compra este produto, geralmente por um custo menor, e o reenvasa na embalagem original.
No caso dos perfumes, este processo que parece óbvio, não é tão fácil, pois os perfumes normalmente possuem pumps recravadas, que impedem a retirada deste componente para a operação de refilagem.
Para resolver este problema, a solução mais comum (e mais fácil) é eliminar o recrave e adotar uma pump de rosca, facilitando em muito o processo de refilagem. É este modelo que vamos encontrar normalmente nas versões existentes no mercado. O problema é que este modelo também facilita o trabalho dos piratas e dos falsificadores, mas este é um assunto para outro post.

Uma abordagem diferente é proposta pelo produto chamado Travalo, do Ayadya Group, um conglomerado inglês que atua em diversos seguimentos do mercado de consumo, incluindo outros que não perfumaria.
Como um dos aspectos que motiva a refilagem é a possibilidade de envasar frascos menores, que permita carregar os produtos no bolso, a Travalo propõe uma embalagem para viagem, que pode ser facilmente refilada, sem muito esforço por parte dos consumidores.

Observe que já existe no mercado vários produtos com versões "purse spray", versões de bolso ou para viagem com a mesma finalidade, porém a maioria, se não todas, utilizam o modelo técnico utilizando rosca e pump.
A idéia da Travalo é utilizar o mesmo movimento utilizado para aspegir o perfume, porém colocando-o em um outro frasco. Trocando em miúdos, o que eles fizeram foi um "atuador" que joga o perfume automaticamente para outro recipiente.
O sistema é simples:
1. Pegue seu perfume favorito e retire o atuador.
2. Encaixe a base do do vaporizador Travalo na espiga da pump do perfume
3. faca o mesmo movimento para cima e para baixo como se estivesse aplicando o perfume
Pronto, o perfume sai do frasco e vai para o Vaporizador.
Eles ainda destacam que para fazer isto, não precisaram de funil nem outros cuidados especiais!!!
O design é bem simples e bem semelhantes a vaporizadores que podem ser encontrados nas prateleiras e catálogos das marcas nacionais.
De formato cilíndrico, chama a atenção o fato de não possuir nenhuma peça feita de vidro. O produto todo utiliza plástico e alumínio, aspecto que facilita a separação automática nos procesos de reciclagem.
O conjunto, com sistema patenteado pela empresa,  é composto por uma capa de alumínio que envolve um frasco plástico. Este frasco, literalmente a alma do negócio, tem uma pump no topo (esta normal) e uma outra na base, porém montada com a espiga para dentro do frasco.
O vídeo abaixo, dá maiores informações sobre como o processo acontece:



Por enquanto, só existe uma versão 4ml do produto, disponível em 4 cores diferentes, mas achei a idéia muito simples e funcional, que abre muitas outras possibilidades. A empresa está de parabéns! Imagine o que pode ser feito a partir daí!!!
Outras informações e vídeos podem ser encontrados no site www.travalo.com

Fonte:
Travalo
Youtube

Comentários

  1. Parabéns pelo blog. É muito interessante.
    Eu sempre quis poder carregar um pouquinho dos meus perfumes favoritos, para retocar durante o dia.
    Obrigada por compartilhar esta informação. Só gostaria de saber se isso já chegou aqui no Brasil.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior