Dissecando Capricho Day & Night - O Boticário



A embalagem do perfume capricho Night & Day, do Boticário é um bom exemplo de como é possível aliar tecnologia e baixo custo para se chegar a um produto muito interessante. A começar pelo conceito: O produto é para adolescentes e a idéia é de um perfume para o dia e outro para a noite. Simples não é? O mais interessante é que as fragrâncias foram desenvolvidas de forma a propiciar e até incentivar a mistura dos dois produtos, desta forma têm-se não dois, mas muitas possibilidades de perfumação. A própria empresa sugere receitas de perfume com uma borrifada de um e duas do outro e convida o usuário a inventar sua própria fragrância.
A embalagem é bastante simples, mas não menos engenhosa. Composta por um frasco de vidro standard (da Wheaton) recoberto por uma luva termo-encolhível impressa pela Baumgarten - uma empresa de Santa Catarina. A grande dificuldade está em alinhar uma peça cilíndrica (a luva) com o frasco que tem base quadrada. A solução foi utilizar o próprio vinco que o processo de produção do sleeve (a tal luva termo-encolhível) como guia. Assim obtêm-se o posicionamento com bastante precisão da decoração.



Como o produto não tem uma tampa, optou-se por utilizar um clip (esta pecinha plástica que você pode ver na foto abaixo entre o cache e o atuador) o que garante que o perfume não será acionado involuntariamente e permite até transportar o produto dentro de uma bolsa. A pump foi produzida pela Calmar.



Um grande diferencial desta linha é realmente a decoração, bem jovem e alinhada com o conceito da linha e que foi reproduzida tanto nos sleeves quanto no cartucho. Este, alías é composto de duas peças (luva e gaveta) que foram dimensionados para acomodar os frascos lado a lado. As cores escolhidas, magenta e lilás, representam perfeitamente o dia e a noite sem cair no clichê do preto e branco e do sol e da lua.



Fontes:
www.boticario.com.br
www.calmar.com
www.wheatonbrasil.com
www.kingraf.com.br
www.capricho.com.br

Comentários

  1. olá rogerio adorei vc ter posto os detalhes de capricho day e nigth, muito obrigada, eu sou aquela que te pediu. Em relação a minha monografia eu ainda estou iniciando nem falei com meu orientador ainda apenas dei o meu prjeto pra ele dá uma olhada, vou me orientar com ele na proxima semana
    e pedir alguns livros para eu ler estou muito anciosa pois queria alguns livros sobre embalagens de perfumes mas aqui na minha cidade não encontro está muito dificil vc tem como me indicar algum?
    obrigada!meu email é (idelzuite872@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá Idelzuite
    Mais uma vez, obrigado pela visita ao blog!
    Existe uma infinidade de livros sobre embalagem. Sobre design de embalagem, por exemplo, eu recomendo os da editora Taschen e também os da Rikuyo-Sha, que você pode encontrar em boas livrarias.

    Abraço

    Rogério

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior