sábado, junho 07, 2008

Ma Dame - Jean-Paul Gaultier



Algumas formas, parecem que perseguem algumas marcas. Algumas estão tão ligadas à marca que se tornaram a própria marca, transcendendo seu significado inicial para se tornar um símbolo, uma imagem na mente das pessoas. Elas significam muito mais do que a imagem em si. Nesta categoria entram a garrafa da Coca-Cola, a ânfora do Boticário, a estrela do Thierry Mugler e, no caso deste post, o dorso feminino de Jean-Paul Gaultier (que fique bem claro que não estamos falando do dorso do próprio Gaultier e sim da embalagem de seus perfumes femininos, ehehehe).
A forma, que há tempos já se tornou um ícone da marca - veja post aqui - agora torna-se elemento figurativo do novo perfume Ma Dame (minha mulher, em uma tradução livre).
O frasco, técnica e esteticamente falando - e guardando as devidas proporções - é exatamente igual a do perfume Ruby Lips, de Salvador Dali, mas este, na minha opinião, não tem o charme das embalagens dos perfumes de Jean-Paul.
Você deve estar se perguntando por que eles são iguais, se são diferentes? (que papo de doido!)

Veja abaixo:
O frasco do Ma Dame é retangular, com tons indo do vermelho até o rosa. Estes tons, sâo resultado da pintura paecial do frasco. Na parte traseira, está gravado em baixo relevo o famoso dorso feminino, imortalizado na embalagem do perfume Classique, marca registrada de Gaultier. Além do dorso, O Classique ainda emprestou a pump para compor o conjunto.

Por sua vez, o frasco do perfume Ruby Lips também tem formato retangular, os tons vermelhos estão lá - também resultado de pintura parcial - e pasmem, na parte traseira está gravado em baixo relevo os famosos lábios, presentes em vários perfumes da marca Salvador Dali. As diferenças ficam por conta da pump e da tampa, que o perfume Ma Dame dispensou.

Cartucho

O cartucho é bem simples, para os padrões estabelecidos pelos perfumes com a marca de Gaultier. Em papel cartão branco, com uma decoração em duas cores (preto e vermelho), o cartucho não remete a um produto de luxo nem ao cuidado que a marca normalmente tem com as suas embalagens.

Abaixo, o comercial do perfume Ma Dame, estrelada pela bela Agyness Deyn:


Curiosidade:
Agyness Deyn, recentemente fez o comercial (veja abaixo) do perfume The Beat, da concorrente marca Burberry. Uma prova que só aqui no Brasil é que se encana com associação de pessoas com marcas.


Fontes:
The Scented Salamander
MimiFrouFrou
Cosmetic News
Now Smell This
Fragrantica

6 comentários:

  1. Olá Rogério,

    estudo Design de Produto na UEMG. Um de meus colegas me passou seu blog. Incrivelmente, eu li e vi tudo... Descontando as horas de sono e de refeição, levei um dia inteiro (comecei ontem a esse horário). Mas foi muito bom, deu pra ter uma base legal pra fazer um trabalho da faculdade, que é "basicamente" criar um perfume até semana que vem!
    Parabéns pelo blog!

    lucianjung@gmail.com
    http://eticat.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciana
    Muito obrigado pelo apoio!

    Abraço@

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:17

    Comprei um Jean Paul de uma amaiga que veio da europa, gostaria de saber se ele é falso..pois ao inves da lata ele veio em uma embalagem igual a lata mas de plastico..falando que era edçao limitada e tudo mais!!!Ah,era o masculino azul!
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não tenho como verificar a autenticidade do seu perfume. O que eu posso te informar é que a versão Summer do perfume Le Male, de Jean Paul Gaultier, de 2010, foi lançada em uma "lata de plástico" conforme sua descrição!

    Abraço e obrigado pela visita ao blog!

    Rogério

    ResponderExcluir
  5. exstem dois perfumes de jean paul?seria classique classic e o outro so classic? parece que um e mais laranja e outro rosado a embalagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celia, o Classique é um outro perfume da grife JPG, que tem sua embalagem claramente inspirada no Shocking, de Elsa Schiaparelli, que você pode conhecer aqui: https://packbyday.blogspot.com.br/2007/01/shocking.html

      Excluir

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!