domingo, março 30, 2008

Produzindo o frasco do Floratta in Blue - O Boticário

Este post é um complemento do post sobre os perfumes Floratta (leia o post clicando aqui), do Boticário. Recebo muitos pedidos para explicar como é o processo de produção de uma embalagem e quase sempre estou sem material.
Na semana passada, dentro do programa Superbonita do canal a cabo GNT, passou uma reportagem sobre perfumes e lá mostraram algumas imagens da Wheaton, fabricante de vários frascos do Boticário. Adivinha qual é que estava sendo produzido naquele dia? Sim, entre outros estava em destaque o Floratta in Blue! Capturei então algumas imagens e montei o post. Espero que gostem!
As imagens abaixo mostram como é o processo de fabricação deste frasco:

1. Matérias-primas do vidro

As matérias-primas do vidro, basicamente areia, barrilha, calcário e feldspato (cada vidraria tem sua fórmula), são colocadas no misturador e depois transferidas para o forno onde se fundem gerando uma massa vítrea (vidro em estado líquido).



Depois de fundido, o vidro incandescente em estado líquido (+/- 1600ºC) é conduzido por canos até a máquina IS, parte onde está(ão) montado(s) o(s) molde(s) da embalagem:





Moldando o Frasco:
O vidro então é cortado em formato de verdadeiras "bolas de fogo" (Já com o peso final da embalagem) que caem dentro do molde.
Vejam que lindo!!!!




O molde fecha, sopra o vidro dentro do molde, e quando abre, já temos a embalagem em seu formato final, só que ainda incandescente:




O frasco segue para a têmpera, por uma esteira para um outro forno. A têmpera retira as tensões e dá resistência para o frasco.






Após resfriado, o frasco segue para a decoração:



E depois para o controle de qualidade:


Se estiver tudo Ok, o frasco é embalado e enviado para a empresa que vai envasar o perfume. No nosso caso, O Boticário.

Se gostou, deixe um comentário!

Abraço e até o próximo post!]

Fontes:
O Boticário
Wheaton
GNT

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rogério!!!não acredito que perdi este programa!!!valeu a ajuda...está ótimo!!!abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Daia
    Que bom que gostou!
    Espero que tenha gostado das imagens!
    Abraço

    ResponderExcluir

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!