O futuro das embalagens?




Como designer, procuro sempre estar aberto às novas possibilidades e estou sempre procurando alguma coisa interessante que possa ser aplicada às embalagens de perfume. Nesta busca, como também sou um aficcionado por tecnologia, cheguei à um produto ainda em conceito da Nokia, chamado Morph, que se utiliza da nanotecnologia para proporcionar uma nova experiência de uso de celulares.

E comecei a imaginar como o uso destes mesmos conceitos pode influenciar nas embalagens de perfume do futuro.

Não está muito claro ainda qual o rumo que o design de embalagens vai seguir, mas certamente este caminho passa pelo uso da nanotecnologia.

Todos os dias há algum material novo sendo lançado que se utiliza da nanotecnologia. O exército americano por exemplo, já tem algumas embalagens que utiliza nanotecnologia, principamente para transportar água e alimentos. A função desta tecnologia, neste caso, é conservar e identificar alimentos, além de filtrar líquidos no campo de batalha, tornando-os potáveis.

Algumas empresas, como a ripssense já fornece etiquetas com nanosensores que identificam o frescor dos alimentos. Uma matéria do Discovery Channel por ser vista no endereço www.exn.ca/news/video/exn2006/02/02/exn20060202-fruit.asx

As possíveis vantagens da nanotecnolgia, se utilizada em embalagens, são muitas, entre elas: maior shelf life, melhor barreira, embalagens mais flexíveis, mais funcionais, mais inteligentes, mais seguras, mais resistentes e mais lúdicas.

O vídeo que motivou esta reflexão, você vê abaixo:


Simplesmente Fantástico!

Fontes:
Nokia.com
ripssense.com

Comentários

Postar um comentário

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior