quinta-feira, janeiro 15, 2015

Smart Deodorant - ClickStick


Quem me conhece sabe que sou um crítico bastante chato com o atual estágio do uso de eletrônica nas embalagens. Na minha opinião, existem muitas oportunidades que ainda não foram exploradas neste campo e parece-me que, no curto prazo, não veremos implementações interessantes e inovadoras de tecnologia e eletrônica em embalagens.
Aliás, parecia, pois fiquei um tanto impressionado positivamente quando vi este projeto no Kickstarter. Trata-se de uma primeira iniciativa de unir eletrônica,  dispositivos móveis e embalagens.
O projeto, que já foi financiado e já se encontra em pré-venda, se auto intitula ClickStick: The World´s First Smart Eco-friendly Deodorant (ClickStick, o primeiro desodorante inteligente e ecológico, em uma tradução livre).
A primeira vista, a embalagem se parece com uma de desodorante stick normal, mas olhando atentamente, vemos que eles tentam resolver alguns problemas clássicos em desenvolvimento de embalagem:
1.       Dosagem precisa a cada click
2.       Acionamento eletrônico (nada de girar ou apertar a embalagem)
3.       Embalagem refilável, que economiza entre 30 e 90% de resíduo plástico quando comparado com outras embalagens semelhantes.
4.       Aplicatívo móvel grátis, que “aprende” suas preferências, regulando a quantidade perfeita de produto de acordo com o seu perfil de uso, que avisa quando é necessário encomendar os refís.
5.       Tampa inteligente, que aciona uma iluminação LED e que previne o acionamento involuntário.
O produto/embalagem é formado por 3 peças principais feitas em plástico injetados: uma base, onde fica instalado todo o mecanismo eletrônico, o refil e a tampa.
Entre as várias vantagens oferecidas pela embalagem, é possível destacar que o controle de dosagem proporcionado pelo produto evita manchas em roupas (uma das mais recorrentes reclamações desta categoria de produto) e previne irritação.


Gostei muito!

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!