Helvetica The Perfume - The Scent of Nothing





Design, Tipografia e Perfumaria!
Estas 3 palavras partilham uma interessante riqueza de significados intangíveis e improváveis. E todos eles, de alguma forma estão aqui, na ideia curiosa deste perfume.
Em 1957, Max Miedinger e Eduard Hoffman criaram uma nova fonte sem serifa e deram a ela o nome de Helvetica. Entre seus objetivos estavam criar uma tipografia que fosse altamente legível e ao mesmo tempo neutra, que permitisse ao texto transmitir toda sua mensagem sem influência colateral e ao mesmo tempo inevitável, do design! Não imaginavam no que seu trabalho resultaria!!! A Helvética se tornaria a mais presente e usada fonte da história.
Voltando à perfumaria e ao design de embalagem, que são os temas centrais deste blog, o que considero interessante na ideia deste perfume é a completa ausência (ou não) de design enquanto forma, mas sua total presença (ou não) enquanto conceito.
Eu explico: o frasco de vidro, decorado com ouro 24k, tem formato retangular tão comum e corrente na perfumaria que poderia passar despercebido, assim como a fonte Helvética procura passar despercebida pelo texto de um autor qualquer. A tampa, cilíndrica e metálica na cor dourada e o cartucho decorado em letterpress também compartilham deste "ar" espartano e ao mesmo tempo ubíquo ao mundo da perfumaria.

O toque de mestre do perfume Helvética está em seu conteúdo. Estão envasados dentro do frasco inacreditáveis 60ml (2, fl oz) de... água destilada, nada mais!!! Perceberam a ironia, ou a genialidade da ideia?
É chamado de "essência do nada", mas poderia ser "essência de tudo", não?
É a materialização do que Marcos Beccari, do Filosofia do Design, em seu Prefiro Baudrillard, chama de "mediação simbólica entre o objeto e o usuário".
Mesmo o type designer Erik Spiekermann, se pronunciou sobre a ideia deste perfume em seu twitter:



Abaixo, Erik Spiekermann explica sua paixão pela tipografia:

Fontes
Twitter Erik Spiekermann
Fonts in use.com
MyShopiFy.com
Helvetica (2007) - Documentário


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