1ª Lei do Design e Desenvolvimento: É tudo culpa da embalagem!



Recentemente, a Energizer Holdings, empresa responsável pela marca Banana Boat, recolheu do mercado alguns produtos (protetores solares) por conta do risco potencial dos consumidores literalmente se incendiarem durante o uso do produto! Segundo notícia veiculada pela Cosmetics-DesignUSA, isto poderia acontecer caso o cliente entrasse em contato diretamente com fogo (cigarros, isqueiros, churrasqueiras, por exemplo), antes do produto secar completamente na pele!!!!
O que me chamou realmente a atenção e que credencia este assunto a entrar neste blog é que uma das justificativas para o problema foi atribuída a válvula. É isto mesmo que você está lendo: o problema seria da embalagem!!!
Isto me lembrou uma das máximas do mercado em que atuo:

Tudo é culpa da embalagem!!! Mesmo quando isto não é verdade, pelo menos a solução vem por meio da embalagem!

No caso específico dos produtos Banana Boat que apresentam o problema, todos são na forma de aerossóis e portanto possuem algum tipo de gás (normalmente butano-propano) inflamável em sua composição. Segundo a matéria, a válvula utilizada teria uma vazão maior do que a recomendada para este tipo de produto e por isso, libera uma quantidade superior de produto (mais o gás), durante a aplicação do protetor solar, levando mais tempo para evaporar o gás e portanto, aumentando o risco de flamabilidade!
O próprio fabricante detectou o problema e avisou a FDA (a Anvisa americana), após receber pelo menos 5 reclamações de clientes em outubro último!

Uma outra questão muito interessante que a matéria levanta é se este seria ou não um problema de rotulagem, afinal todos os aerossóis, inclusive no Brasil, tem dizeres legais obrigatórios informando que os produtos deste tipos são inflamáveis, que possuem conteúdo sob pressão e que precisam ser mantidos longe de fontes de calor ou de ignição.
Mas se tratando de protetores solares, isto é meio que um contrasenso, não acham?
Gostaria muito de ouvir/ler as opiniões de vocês sobre o assunto.
Deixem comentários ou se inscrevam no grupo do Packbyday no Facebook!!

Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior