domingo, setembro 25, 2011

Loverdose - Diesel

 


Se existe uma marca que utilize bem conceitos de insensatez e loucura para construir sua imagem e assim se conectar ao seu público, esta marca é a Diesel.
As campanhas da marca para divulgar sua linha de produtos de vestuário são sempre lembradas como exemplo de jovialidade e ousadia.
Na sua “divisão de fragrâncias˜, a empresa também procura manter o “mesmo nível de atendimento”, com lançamentos sempre recheados de conceito e design.
O último produto deste “repositório” de idéias ousadas é o perfume Loverdose.
O nome da fragrância é o resultado da composição das palavras amor (Love) + Overdose.  Para reforçar o conceito de “alta concentração de amor”, eles também criaram o subtítulo “The new elixir of love” (O novo elixir do amor), que acompanha o site - veja links no fim do post - e algumas peças da campanha publicitária.
O design do frasco é primoroso! À primeira vista (para ficar no tema amor), tem-se a impressão de que o frasco é completamente assimétrico, mas isto é somente uma impressão. Cuidadosamente feito em vidro facetado, o design reproduz o formato de um coração esculpido em pedra preciosa, mas é possível também a leitura de que seja o formato da ponta (seta) de uma flexa do amor, utilizada pelos famosos querubins, representantes máximos da paixão e do amor arrebatador.
Apesar ser um frasco sem fundo, o que dificulda a produção na vidraria, o design foi inteligentemente pensado para que o frasco se assente em 3 posições pré-definidas, facilidando assim a exposição e também, de certa forma, resolve um pouco o problema da  produção do vidro. Design a serviço da produção em série!!!!
Um outro detalhe que também contribui para dificultar a produção é o fato do gargalo do frasco estar posicionado em nível inferior ao do ombro! A dificuldade consiste em retirar o frasco do molde, sem prejudicar a qualidade do acabamento.
A decoração, simplesmente o lettering sem serifa das marcas (Diesel e Loverdose) foi feita em silk screen na cor branca e colocada cuidadosamente em um dos painéis facetados do frasco.



Complementa o perfume uma pump com cache na cor preta e atuador com relevo no topo na cor prata brilhante. A pump também possui um sobrepescante cônico de material plástico na cor preta. A preocupação com os detalhes é evidente, pois o cache possui posicionamento (para que se encaixe nos detalhes facetados do frasco) e até a pastilha (normalmente transparente por questões de custo) foi produzida na cor preta. Uma tampa cilíndrica super simples, mas muito bem produzida e acabada complementa o conjunto.




O cartucho, mais uma vez, é espartano. De formato retangular, não utiliza artifícios para aumentar o “size impression”, como fazem muitas empresas mundo afora. Em papel cartão de qualidade, é impresso em somente 2 cores (magenta e preto) com detalhes em relevo e hot-stamping.
Um detalhe relacionado com o mercado que quero destacar é que este lançamento é mais um entre tantos outros que reforça que o conceito de amor está mais forte do que nunca. Por vezes considerado uma fragilidade é até piegas, para não dizer brega, este sentimento está intimamente ligado ao mundo das fragrâncias e, no momento, está com força total. Como já diziam os Beatles: All we need is love!
Quem ilustra toda a campanha é Ashley Smith, uma modelo que assim como o frasco, possui uma beleza única. Sua belíssima figura pode ser vista na campanha para mídia impressa, reproduzida abaixo:






Aqui, o teaser vídeo da campanha:

E aqui o vídeo completo, com 60':



Vale também destacar o belo trabalho da StudioXAG nas vitrines da badalada loja das Galleries Laffayettes. em Paris. Foram nada mais, nada menos do que todas as 14 vitrines da grande loja parisiense, ambientadas especialmente para o lançamento de Loverdose:


 


Mais imagens no link da StudioXAG, no fim do post!
Fontes:

 








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