domingo, maio 08, 2011

L'Air du Temps - Nina Ricci (PackbydayTV)

Estava relendo alguns posts antigos do blog, e achei este aqui, sobre a embalagem do perfume L'Air du Temps, de Nina Ricci. Esta embalagem, é, na minha opinião, um dos ícones da perfumaria. Representa bem o estilo de design de embalagem que era feito na época. Aliás, em 1948, quando foi lançada a primeira versão do perfume, podemos dizer que não existia o que chamamos hoje de design de embalagem. Este trabalho era feito geralmente por artesãos habilidosos, na sua maioria que lidavam com vidro e cristal, como por exemplo os trabalhadores da Maison Lalique. O post, feito em 2007, (se você quiser, pode re(ler) ele depois do jump) traz algumas informações interessantes sobre esta embalagem. Uma delas é que o responsável pelo design do frasco é ninguém menos do que Marc Lalique, filho de René Lalique, que tornou esta marca em sinônimo de luxo em forma de cristal.
Como algumas imagens que linkei na época não estão mais disponíveis, resolvi atualizar post com novas informações e imagens, que mostram um pouco da evolução da embalagem, que mudou algumas vezes, sem nunca perder sua identidade.
O cartucho, simplesmente feito na cor amarela (na minha opinião, uma das cores mais difíceis de se trabalhar em impressão de embalagens) é retangular, e só utiliza na sua decoração Hot-stamping dourado brilhante e alto-relevo.


Aqui., você vê uma edição especialíssima, chamada de L´Air du Temps Noel, lançada em 2008, para comemorar o 60º aniversário da fragrãncia, com embalagem feita de cristal Lalique, pigmentado na cor preta. Uma raridade!
 


E aqui, algumas imagens de algumas versões do frasco do perfume, inclusive uma desenhada pelo badalado designer Phillp Starck. Você consegue adivinhar qual delas é esta?

 



E aqui, algumas peças feitas para mídia impressa:








Como a sessão PackbydayTV deste blog é essencialmente sobre vídeos, abaixo, você poderá ver alguns comerciais antigos, das décadas de 80 e 90, onde podemos perceber duas coisas:
1. A embalagem é a alma deste produto.
2. Apesar de tudo ter modernizado, a revoada de pombos, que aparece na tampa está presente em todos os vídeos, desde o primeiro:









Este vídeo aqui é o mais recente. O perfume mudou de nome (agora se chama somente L'Air) mas todos os valores da marca para o perfume (paz, pureza, liberdade e amor), continua presentes. Confira:



Fontes:
L'Air du temps (Packbyday, 22 de março de 2007)
Nina Ricci
Amazing Luxury Life
Beauty Snob
The Scented Salamander
Youtube

2 comentários:

  1. Oi Rogerio tudo bem? Gostei do seu blog. Sou jornalista e estudioso de perfumes há mais de 20 anos. Tenho o blog Perfume & Moda, dê uma visitada e se curtir entre como seguidor.
    perfumemoda-bobpires.blogspot.com
    Abr e sucesso!
    Roberto Pires

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  2. Anônimo17:16

    Hoje os pombos sao feitos de plastico.Um horror.

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