terça-feira, março 29, 2011

Made for Women - Bruno Banani

Cada marca, ao longo de sua existência, procura se apoderar de algum elemento específico que, em algum tempo, se torna uma característica comum à vários de seus produtos. Assim, por exemplo, temos as serpentes de Roberto Cavalli e as estrelas de Thierry Mugler, só para ficar nos elementos mais óbvios.
Já a marca alemã Bruno Banani escolheu um elemento incomum, para caracterizar as embalagens dos seus perfumes e dar á elas um toque inconfundível: todas as suas embalagens são inclinadas, do frasco até o cartucho!
O caso da embalagem do seu novo perfume, chamado de Made for Women (Feito para Mulheres), não é diferente. Pega-se um formato que não é, por assim dizer, original e dá-se a ele uma "alma de torre de Piza".
O frasco de vidro tem base elíptica clássica, que sobe em linhas suaves até o ombro, de formato circular. Um detalhe importante, é que, apesar do chanfro diagonal na base que dá ao frasco sua aparência inclinada, a distribuição do vidro é regular, revelando um cuidado na construção do molde e uma atenção a um detalhe que normalmente passaria desapercebido. Ou seja, apesar de seu aspecto simples, o vidro não deve ser nada fácil de ser produzido. Ponto para a marca e para os responsáveis pelo desenvolvimento da embalagem.
A decoração é simples: somente o nome do perfume, gravado em hot stamping prata brilhante na porção frontal inferior do frasco.
Outro ponto interessante da embalagem, é que assim como outros produtos da marca, este não possui uma pump com cache.
Esta aparente deficiência é substituída por um recrave super bem feito, praticamente sem rebarbas ou marcas da pinça, o que é coisa muito rara de se ver, com acabamento muito, mas muito bom mesmo.
Para dar um toque ainda mais feminino e consolidar o cuidado com o produto, o atuador da pump possui anodização em um tom rosa, em consonância com o tom de cor da fragrância.
Para fechar um conjunto, foi construído um clip, que é colocado entre o atuador e a férrula, impedindo que o perfume seja acionado involuntariamente. A este clip, foi adicionada uma corrente esclusiva, que junto com uma plaqueta de metal onde foi gravado o nome do perfume. Esta corrente, pode facilmente ser utilizada como pulseira ou tornozeleira, ampliando as possibilidades do produto.
O cartucho utilliza a faca quase que padronizada da marca. Ele é retangular e reproduz o aspecto inclinado de vários perfumes da marca. Imagino que isto deva dificultar um tanto o encartuchamento automático nas linhas de produção da empresa. Mais uma vez, os responsáveis pela embalagem não se prenderam às restrições mais comuns existentes nas linhas de envase e encartuchamento de perfumes.
O cartucho possui impressão de cor rosa e preta, e uso de bastante hot stamping prata brilhante, em padrões gráficos que reproduzem as peças de metal do frasco. Além de tudo isto, um alto relevo na forma de corrente (ou da pulseira), domina todo o cartucho!

Aqui, você vê algumas peças feitas para mídia impressa:

 

 



E aqui, os vídeos para TV:





Sobre a marca
Bruno banani é uma marca de origem alemã, fundada em 1993, que a época produzia basicamente lingeries masculinas. Com o crescimento rápido, logo a empresa expandiu seus mercados, produzindo relógios, roupas de banho e é claro perfumes (sob a tutela da gigante Procter & Gamble). Curiosamente, o slogan da empresa é: "Não é para qualquer um".

Fontes:
Bruno Banani
Bruno Banani Club
Youtube
Perfume Diary

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