domingo, novembro 07, 2010

Fan di Fendi - Fendi


Não pude deixar de notar que o frasco do novo perfume da marca Fendi, chamado Fan Di Fendi, tem algo em comum com o do perfume Guilty, da Gucci. Os dois tem placas de metal dourado com o logo da empresa vazado, coladas no seu painel frontal. Seria esta uma tendência? Observe, que as 3 últimas embalagens que postei aqui no blog (Guilty, Bang e agora Fan di Fendi) possuem esta mesma característica.
Um detalhe interesssante deste frasco é que o designer contratado pela Fendi para criar a forma da embalagem foi Fabien Baron, que sempre nos brinda com formas novas e inusitadas. Prefiro pensar que esta é uma grande coincidência, coisa que acontece, pois todos tem acesso aos mesmos relatórios de tendências e é natural que diferentes visões cheguem a conclusões semelhantes.
O que pode ter acontecido neste caso? Qual design veio primeiro: Guilt ou Fan di Fendi? Tal pergunta leva a um interessante jogo de palavras, já que, se um copiou o outro, ele pode ser considerado culpado (Guilty) ou então argumentar que é uma homenagem de fan (di Fendi, é claro!).
Um outro detalhe interessante é o fato do frasco, feito de vidro flint, ter um formato retangular que voltou com força total ao cenário do design de embalagens de perfumes. É claro, que tecnicamente isto facilita a colagem da placa de metal, mas representa um retorno forte das formas retas em contraponto com as linhas "orgânicas" que estão predominando já há algum tempo.
No painel frontal, assim como no Guilty (é inevitável a citação) o logo Fendi (duas letras "F's" entrelaçadas) aparecem vazadas na grossa placa de metal, por onde se pode ver o tom dourado do líquido. No canto inferior direito da placa e também, fica gravado o logo da fragrância em baixo relevo. A grossura incomum da placa permitiu gravar o logo Fendi também na lateral desta.
A tampa tem formato clássicos dos frascos retangulares. É realmente difícil fugir das referências estabelecidas e Fabien Baron optou por formas retas, porém levemente arredondadas, para esconder o cache e deixar o frasco com um "pescoço curto". Formada por uma parte central preta, rodeada por detalhe dourado. Na frente, novamente vemos o logo Fendi.
O cartucho, como pode ser visto na imagem acima, também revela uma tendência para cartuchos simples e com número mínimo de cores, uma diferença com relação aos perfumes nacionais, sempre com impressão em policromia. No caso do Fan di Fendi, predominam a cor preta para o envoltório e um amarelo forte para o cartucho. Neste, o logo aparece em hot stamping dourado sobre relevo coincidente. Simples assim!

Aqui, as imagens para mídia impressa e o o comercial para TV, estrelado pelas belas modelos Anja Rubik, Abbey Lee Kershaw e Karmen Pedaru. A trilha sonora é da banda The Kills:






Fontes:
Ladies Perfume Counter
Youtube
Fragrantica
Fendi Handbags Sale










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