Dissecando um perfume: Bang - Marc Jacobs


Isto sim é que é ousadia! Quando todos buscam simplicidade, Marc Jacobs vem e muda tudo. É um tapa na cara das empresas que negligenciam o poder da embalagem enquanto meio de comunicação.
A embalagem do perfume Bang é uma daquelas que me inspiram a manter este blog. Vejam que espetacular projeto e igual realização.
Feito de vidro fumê, (colour feeder), o frasco em si é simples, pois se o olharmos de frente, veremos uma forma retangular super comum. Mas quando olhamos a lateral, percebemos que o design criado pela equipe da Harry Allen Design, a pedido da CotyPrestige, deve ter enlouquecido a vidraria que o produziu.
O briefing pedia um frasco que tivesse um design que indicasse um objeto de forma natural mas ao mesmo tempo tivesse uma atmosfera arbitrária e masculina.
Como quando foi contratado pela CotyPrestige o nome BANG já havia sido escolhido, a inspiração para o formato do frasco veio diretamente do som e da forma da batida de uma marreta sobre uma placa metálica. Para se chegar ao resultado desejado, o próprio Harry martelou várias delas em seu estúdio.
Escolhida a "martelada perfeita", esta foi tridimensionalmente digitalizada e trabalhada para se chegar ao resultadao final da embalagem. Segundo o próprio designer, isto conferiu ao frasco "um aspecto honesto, espontâneo, masculino e divertido".
Depois do frasco pronto, são coladas duas placas de metal (observem a espessura), caprichosamente estampadas com o mesmo padrão para que se encaixem perfeiramente nos "relevos produzidos pela martelada".



O cuidado com os detalhes foram tão observados, que a gravação do nome da fragrância e da marca nas placas metálicas estão em baixo relevo na frontal e em alto relevo na traseira!!!! Genial!
A pump é predominantemente na cor prata brilhante e é colocada no frasco pelo sistema de batocagem, que é moderno e está cada vez mais difundido no mundo da perfumaria.


A tampa é incrivelmente simples para um projeto complexo como este. Simplesmente uma capa metálica prata brilhante com um inserto plástico na cor preta. No topo, está gravada também as marcas Marc Jacobs e o nome da fragrância BANG.



O cartucho, mais uma vez deixou de lado a "firula do size impression" e seu dimensional é o necessário para conter o frasco e o envoltório micro-ondulado, sem desperdício de material. Feito em papel cartão laminado prata, foi impresso com somente 2 cores, preto e branco, onde os detalhes que ficaram vazados, mostrando a laminação fizeram a diferença.




Para a campanha publicitária, o próprio Marc Jacobs posou como modelo para as peças (veja imagens abaixo), fotografadas por Juergen Teller. Para explicar o por quê aparece nú nas fotos, o estilista disse que simplesmente "não sabia que roupa usar para expressar o conceito da fragrância".





E como não poderia deixar de ser, não poderia faltar a página do facebook do produto. Neste caso, eles criaram um game, chamado de BANG, You're It.


Aqui, o próprio Marc fala sobre a fragrância, sobre a embalagem e algumas curiosidades sobre a sessão de fotos:


Aqui, o teaser do comercial para TV:


Sobre a Harry Allen Design:
O estúdio foi criado em 1993, nos Estados Unidos pelo designer que dá nome à empresa e que desde então desenvolve trabalhos para várias empresas nas áreas de design de interiores, design gráfico e identidade visual corporativa. Entre seus clientes, além da CotyPrestige, encontra-se a MAC Cosméticos, Estée Lauder e Johnson & Johnson, só para citar algumas empresas do ramo de perfume e cosméticos.

Fontes:
Nutrilicious
Harry Allen Design
Youtube

Comentários

  1. Muito bom.
    Rogério, parabéns pelo blog.

    Para mim ele já se tornou referência em embalagens para cosméticos.

    É muito bom, ver profissionais atuantes e com conhecimento de causa, comentando de forma detalhada e técnica - as embalagens que de alguma forma chamaram sua atenção.

    Um Abraço
    Edson Konioshi

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  2. Obrigado Edson pela visita e pelos comentários. Espero continuar atendendo às suas expectativas!
    Abraço

    Rogério

    ResponderExcluir

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