Espaço do Perfume - Arte + História



Ontem, 25 de setembro, fui visitar o Espaço do Perfume, Arte + História, em São Paulo. Uma iniciativa do Boticário em parceria com a Faculdade Santa Marcelina.
Como designer de embalagens de perfumes, é um orgulho ter no nosso País, um local como este, onde é possível conhecer um pouco da história do perfume, dos processos de fabricação (inclusive de embalagens de vidro) e também algumas curiosidades, como por exemplo alguns frascos figurativos, muito populares nos anos 70 e 80, utilizados por empresas como Avon e Christian Gray (Veja foto abaixo).

Uma das peças que me atraiu foi um frasco da Colônia Rastro, que é um dos produtos mais comentados pelos leitores do Blog.

O Museu conta com a tecnologia para ensinar o visitante os componentes do perfume e através de pontos de interatividade é possível conhecer a pirâmide olfativa dos perfumes e a classificação olfativa de várias fragrâncias famosas. No acervo, há também vários anúncios e comerciais de TV antigos de perfumes nacionais e internacionais.


Como este é um blog focado em design de embalagens de perfumes, durante a minha visita, analisei exatamente este aspecto das peças expostas e, na minha opinião, o Espaço permite avaliar como as empresas (nacionais ou não) eram muito mais ousadas em termos de embalagem do que são hoje! Havia um uso muito maior de diferentes materiais, como por exemplo cortiça e baquelite). As embalagens mais antigas também apresentam muito mais detalhes decorativos (entalhes, fitas, colagens, selos, etc), o que me lava a deduzir que havia mais experimentação e trabalho artesanal do que é possível hoje, devido a enorme pressão por menores custos e prazos mais apertados, além da necessidade de se atender a todas as normas técnicas e regras de satisfação do consumidor e o cuidado que é necessário com as questões ambientais.
Espero que o Espaço continue com as exposições temporárias (a atual é da fabricante nacional de vidros Wheaton, onde está exposto um molde do frasco Anfora, do Boticário) e se torne referência para estudantes e amantes da arte de se fazer perfumes e embalagens.



Definitivamente vale a visita e recomendo a todos que gostam de design de embalagens e também se interessam pela história do perfume.

Aqui, algumas das raridades que podem ser vistas no museu:




O Espaço Perfume Arte + História fica na Rua Dr. Emílio Ribas, 110, no bairro Perdizes, em São Paulo - Tel. (11) 2361-7728. A entrada gratuita, de terça-feira à sábado das 10h às 18h e aos domingos das 12h às 18h. 


Comentários

  1. Anônimo15:53

    Olá Rogério! Sou estudante de Desenho Industrial, acompanho seu blog recentemente e estou gostando muito. Estou desenvolvendo um projeto de embalagem e frasco de perfume e queria saber se você tem livros pra me indicar! Muito obrigada! Meu email é renalle_sn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hi Rogerio,

    We came across this blog, and like what you do. Especially your love for glass packaging moved me. So much so that we’d like to send you a box. A very special box.

    We at Friends of Glass have made it our mission to spread the benefits of
    glass for you, your family and the environment across Europe. A mission for which we can use all the help.

    Inside the box is something very important we want to share with the world. So important, in fact, that we have NOTHING to say about it.

    If you’d like to receive this box, simply reply to this email with your postal address.

    And then a whole bunch of NOTHING will be wrapped, boxed and shipped your way (for free and with no obligation).

    You’ll soon see why NOTHING is a big deal. A very big deal.

    Kind regards,

    Nickias
    Friends of Glass
    www.friendsofglass.com

    P.S. If you have any questions, please feel free to email or call me on nickias@friendsofglass.com and +323 286 44 66.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rogério, boa tarde! Primeiramente, Parabéns pelo Blog. Suas palavras usadas para traduzir o significado das embalagens são incríveis. A partir de agora, vou acompanhar com frequência seus posts. Caso tenha recebido algo do "Friends of Glass", seria interessante dividir com os visitantes! Abraço, Phillipe

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiz
    Obrigado mais uma vez pela visita.
    Estou aguardando ainda o material da Friends of Glass. Já pesquisei um pouco sobre esta organização e assim que tiver material para um post, com certeza eu publicarei aqui no blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá! Fiz uma postagem em meu blog sobre embalagens. Dê uma olhada (www.odorataparfuns.blogspot.com). Valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos lá! Dê o seu pitaco! Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior