sábado, maio 09, 2009

Sexo e Embalagem



A idéia deste post veio da Marina, uma leitora assídua do Packbyday e editora do blog Indesign.
A Marina me deixou um comentário no post aí de baixo, indicando os produtos da marca Sueca Neotantric Fragrances.
A empresa, propõe uma abordagem um tanto "aberta e até ousada" (para os padrões mais puritanos) em suas embalagens do que seria um perfume baseado nos conceitos do tantra(*).
O design das embalagens dos perfumes (como pode ser visto nas imagens por todo o post) nem é tão ousado assim, pois quando se junta os conceitos de sexo e de embalagem, pelo menos um milhão de formas podem vir às nossas cabeças.



Pelo contrário, a Neotantric fragrâncias optou por embalagens simples, frascos e tampas standards e somente aplicou um rótulo impresso em quatro cores com imagens provocantes.

Quando vi as imagens dos perfumes, imediatamente me veio à mente a idéia de um post sobre como a sexualidade é largamente explorada, mesmo que subliminarmente, em praticamente todos os lançamentos de perfumes. Para se comprovar isto, basta ver as fotos e vídeos provocantes que acompanha cada lançamento.

Na minha opinião - aqui cabe fazer uma ressalva, pois não sou nenhum especialista no assunto -, sexo e perfume sempre foram associados, pois a função de um perfume é nada mais do que despertar os sentidos. A fragrância cumpre bem este papel, fornecendo ao imaginário das pessoas mais de um milhão de idéias e oportunidades.
Já as embalagens, em produtos como estes, tem papel fundamental para o bem e para o mal, para o sucesso ou fracasso de um produto que se envereda por este tipo de caminho, digamos assim, mais "aberto". Uma escolha equivocada de formato ou de decoração (e eu acredito ser este o caso dos produtos da Neotantric), podem limitar e conduzir o público-alvo a uma interpretação mais literal dos conceitos do produto, o que pode causar efeitos indesejados na performance do mesmo no mercado.
É claro, que no caso da Neotantric, temos que considerar que a empresa é sueca, país reconhecido por sua grande produção de material e produtos relacionados com a sexualidade, e que se trata de um povo menos preso às convenções puritanas como somos aqui por estas bandas.
Isto posto, acredito que há sim, um vasto campo a ser explorado pelo design de embalagens de perfumes neste campo.

Obrigado Marina pela dica!

(*) Tantra: palavra do sânscrito que significa trama, malha, porém com uma conotação de continuidade. No em algumas crenças, o tantra também é o conjunto de práticas para se atingir um melhor relacionamento sexual ou romântico.


Só para terminar o post, segue um vídeo que representa bem esta ligação da sexualidade com perfumes, jóias e carros de luxo:


Fontes:
Indesign
Wikipedia
Neotantric Fragrances
Popsop
Youtube

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