Embalagem "Frustration-Free"


Está cada vez mais claro para as empresas que a embalagem pode ser um fator determinante na aceitação ou não de seus produtos.
A Amazon, uma das maiores empresas de vendas online do mundo, atenta a este fato, está lançando uma embalagem "a prova de frustração", uma vez que existem inúmeros relatos e reclamações de consumidores que simplesmente não conseguem abrir as embalagens. Inclusive já comentei sobre isto neste blog. Leia matéria "A embalagem é sua amiga? aqui.
No caso da Amazon, na minha opinião, eles simplesmente voltaram às origens. A embalagem, dita "a prova de frustração", nada mais é que uma simples caixa de papelão, sem "fru frus" ou firulas que tornam a tarefa de abrir as embalagens uma coisa mais complicada do deveria ser.
Fica o questionamento: No caso das vendas online, as embalagens deixaram de ser uma importante ferramenta de marketing?
Entre os motivos que levaram a Amazon a adotar esta embalagem mais simples estão as diversas reclamações de usuários e também questões ambientais, já que as novas embalagens utilizam menos materiais e estes são ecologicamente mais adequados.
Outra questão: É possível ser criativo,ter design diferenciado, inovar e ao mesmo tempo atender aos requisitos básicos da embalagem, respeitando-se as questões ambientais?
Certamente esta será uma tendência, e cabe a nós, designers, atender a estas questões da maneira mais criativa possível.
No site da Amazon é possível ver um vídeo (engraçadinho, diga-se de passagem), mostrando uma embalagem de brinquedo na sua forma atual e a nova embalagem, "a prova de frustração".
A solução adotada pela Amazon parece óbvia, não é? Fazer o óbvio é sempre mais complicado!!!!
Uma lista dos produtos vendidos pela Amazon, com embalagens "Frustration-Free", pode ser vista aqui

Fontes:
IdgNow
Amazon

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