Dissecando um perfume: Ultraviolet Man - Paco Rabane


A embalagem do perfume Ultraviolet Man, da marca Paco Rabanne, lançado em 1999, trouxe algumas inovações interessantes, como por exemplo o sistema de funcionamento tipo pistola, onde você aciona o atuador como se estivesse apertando um gatilho.
O projeto contemplou o uso de vários materiais como plástico, silicone e vidro e também acabamentos, como por exemplo relevos, metalização e pintura.
Vamos começar pelo frasco de vidro (vide fotos abaixo), de formato retangular, simples, mas com uma pintura na cor violeta, que é bastante complicada para se atingir o tom. No gargalo está recravado uma pump comum. Observe na foto, que solução simples e interessante eles encontraram para manter o movimento de acionamento da pump no sentido comum: um acessório está encaixado na espiga da pump. É este acessório que vai direcionar o perfume para o local certo. Um controle que deve ser feito é que o pescante deve estar sempre dobrado para o lado contrário do orifício (inserto) por onde sai o perfume.
O atuador será acoplado numa etapa posterior da montagem, uma vez que o mesmo já está montado com o ombro.




É na tampa/ombro/atuador que está todo o segredo do acionamento do perfume. A começar pelo material, que tem aparência de metal, mas quando desmontamos o perfume, percebe-se que se trata somente de material plástico metalizado montado sobre o mecanismo do atuador. O botão atuador (ou gatilho, neste caso) é de silicone e tem gravado o nome e a marca do perfume.




Veja abaixo, uma animação em 3d que mostra em detalhes toda a parte interna da embalagem, inclusive monstrando o acionamento. Trabalho primoroso do Bart Project.



Abaixo, o anúncio para revista:


Aqui, o comercial para TV:


Fontes: Envy me Perfume Blog
BartProject
Youtube.com
Paco Rabanne

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior