Y Water



Esta semana estou participando de um workshop de inovação. Estou assistindo palestras sobre temas como inspiração, criatividade e inovação. Em uma destas palestras, pude ver ao vivo e tocar pela primeira vez nas embalagens de um produto chamado Y Water.
Já tinha lido e visto fotos sobre o produto, mas nunca havia tido oportunidade de ter alguma destas peças na mão para analisar.
Eu já adorava o conceito só das pesquisas que havia feito, mas depois que soube um poucou mais sobre as embalagens e sua história, aí sim me apaixonei por elas.
A começar pelo conceito do produto que não é somente uma água flavorizada (destas que estão tentando há algum tempo introduzir no Brasil). Por exemplo, a empresa que o lançou, o chama de "development drink" e as variantes da bebida tem nomes sugestivos como "muscle water", "immune water" e "brain water", cujos apelos são água para fortalecer, para imunizar e para melhorar a memória, respectivamente.
Para um produto inovador como este, a embalagem não poderia ser comum, sem diferencial nenhum.
Como fazê-lo? A resposta, é que se deve sempre surpreender o consumidor. Esta frase, do fundador da empresa, Sr Thomas Arndt, é o que norteou a criação do produto e da embalagem. Esta, foi criada pelo badalado designer Yves Behar e foi concebida para ser mais do que somente um contenedor da bebida. Após esta ser consumida, a embalagem torna-se um brinquedo tipo lego, com a ajuda de "conectores" fornecidos separadamente.


Feito em PETG, o frasco tem formado de Y, totalmente simétrico em todas as direções, o que facilita e indica seu aspecto lúdico. Os "conectores" são feitos de borracha. Para se atingir todos os objetivos propostos pela empresa e superar os desafios da embalagem, a empresa contou com a ajuda do pessoal do Innovation Lab da Eastman, empresa que produz o PETG.


A tampa de PP é toda trabalhada em relevo , inclusive com o nome do produto (algo pouco comum para um produto com 4 variantes". Acompanha selo por indução, para proteção da bebida.
Para completar, um "tag" com desenhos divertidos no estilo cartoon traz as informações legais (formulação, endereço, etc.)

O site da Y Water também é muito interessante e merece ser visto.
No link, você poderá ver um vídeo do designer Yves Behar, falando sobre o produto e sobre o processo de desenvolvimento da embalagem.
Simplesmente fantástico e imperdível. Não deixe de ver!

Fontes:
Eastman
Y Water
Business Week
Core77.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior