Absolut – Invisível e notável






Com certeza, este é um dos ícones do mundo da embalagem. Um exemplo claro (desculpem o trocadilho) da força com que uma forma pode representar uma marca. Poucas marcas conseguiram isto (Coca-cola e O Boticário são alguns dos poucos exemplos).
A História da bebida começa em 1879, mas a do design da embalagem só começa 100 anos depois, em 1979, quando representantes da empresa que produzia a bebida chegaram aos EUA para as primeiras exportações.
Gunnar Broman, era um dos publicitários responsáveis por introduzir a bebida nos EUA e precisava criar uma embalagem única, que incorporasse os conceitos de clareza, transparência e invisibilidade da marca desde o seu nascimento. Um dia, em Estocolmo, viu na vitrine de uma loja de antiguidades, um frasco de remédios centenário. Nos séculos XVI e XVII, na Suécia, a vodka era vendida em farmácias como remédio para cura de tudo, de cólicas à pragas. Foi uma escolha genial!!!!
Muitos designers foram envolvidos no desenvolvimento da embalagem e já naquele momento foi decidido que não seriam colocados rótulos para não esconder o contudo cristalino da embalagem. Depois de muita discussão e protótipos foi decidido colocar o logo em azul e o texto em preto (padrão utilizado até hoje).

Abaixo, alguns dos famosos anúncios da Absolut. Exemplos de como eles utilizam a embalagem como elemento de construção da marca. O frasco não é nada sem a marca. A marca não é nada sem o frasco.







Mais informações em www.absolut.com

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