Bee Bottle - 160 anos - Guerlain

Em 2014, foi comemorado o aniversário de 160 anos que Pierre-François-Pascal Guerlain criou especialmente para Sua Majestade Imperial da França, a imperatriz Eugénie, então esposa de Napoleão III, um perfume chamado a Eau de Cologne Impériale. Naquela ocasião, a embalagem já era uma preocupação de Guerlain e então foi desenhada especialmente para o produto um frasco em cristal decorado com uma miríade de abelhas (exatamente 96), que eram o símbolo tredicional do império, feitas cuidadosamente à mã, com o ouro mais fino da ocasião.

Place Vendôme em 1890

Place Vendôme hoje
Lá em 1853, quando tudo isto aconteceu, a Vidraria Pochet du Courval produziu um frasco, cujo design foi inspirado na parte superior da Coluna Vendôme, monumento que foi construído em 1805 para marcar a vitória de Napoleão em Austerlitz. A coluna fica na famosa praça Vendôme, na França e já naquela época, a poucos passos havia uma pequena loja aberta por Guerlain.
Foto: Pol Barril

Por conta deste feito, Guerlain foi chamado de Perfumista oficial de sua Majestade o Rei da França. Repleto de detalhes que remetem ao mel escorrendo pela embalagem, o painel frontal tem uma fina camada de ouro, onde está gravada a assinatura Guerlain.

Detalhes em ouro do frasco
Detalhe da tampa e do ombro do frasco
A tampa era do modelo stopper, feita especialmente para cada frasco - isto significa que uma tampa não encaixa em outro frasco senão àquele para o qual foi ajustada! - e era presa ao frasco por um cordão de ouro amarrado também manualmente.
160 anos depois, novamente a vidraria Pochet - sim, ela existe até hoje - recriou o icônico frasco, garantindo que o processo original fosse seguido, para fazer esta edição comemorativa, pintada a mão com tinta a ouro, em um ambiente controlado em completo silêncio!





Abaixo, um vídeo comemorativo que conta esta linda história e melhor, mostra a fábrica da Pochet e o processo de produção. Uma linda homenagem ao mundo do perfume e das embalagens!

Fontes:
Guerlain
History Today
Fragrance Foundation

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior