Kenzo Totem

Diz a lenda que Kenzo Takada, sem dinheiro e no início de sua carreira como estilista, percorria os mercados de pulgas procurando tecidos (e retalhos) para suprir sua necessidade de criação. Alguns dizem que a reconhecida estética colorida e contrastante de sua marca teve seu estilo forjado neste período que até hoje inspira as criações da Maison Kenzo!
A diversidade de cores e texturas com as quais Kenzo teve contato, pode ser vista em sua mais recente criação, a linha de fragrâncias unissex Totem, composta de 3 versões: Blue, Orange e Yellow.

Desenho do estúdio Nendo, que resume a inspiração para o design

O design da embalagem foi criado pelo estúdio Nendo, do Japão, sob liderança do designer Oki Sato e a inspiração é atribuida a atual geração, que já nasceu sob a influência de um mundo globalizado. Como explicado pelo próprio Oki, as formas "vieram dos antigos totens das tribos nativas norte-americanas, uma estrutura monolítica simples que representa a identidade e a união daqueles povos".

O frasco cilíndrico, produzido pela SGD em vidro color feeder azul super escuro, possui formas retas e simples que são “extremamente significativas pois capturam e mesclam o instinto primal com o transnacional, marcas que definem a essência desta geração”. A decoração é feita em silk screen Azul, amarelo e laranja contrastantes com a cor do frasco, de acordo com cada variação da fragrância. Um detalhe interessante é que em cada uma destas versões, foi aplicado na porção inferior do frasco um elástico na mesma cor da fragrância. Algo simples, mas de extrema complexidade técnica de se aplicar em um produto de alto volume de produção. O tom escolhido para o frasco, por ser um azul super escuro oferece algumas surpresas quando colocado sob diferentes luzes, às vezes como se fosse preto outras como se fosse 2 cores.

A tampa, em material plástico transparente, tem a mesma cor translúcida azul escuro do frasco e um baixo relevo no topo, destacando a marca Kenzo, enquanto sutilmente permite ver e proteger uma pump e cache comuns, feitos em alumínio prata brilhante. O cache, aliás utiliza como sistema de fixação da tampa um anel em alto relevo, recurso largamente utilizado (quase que padrão) na perfumaria mundial.
O cartucho confirma e repete o mesmo estilo simples, tribal e global explicado por Nendo, mas não menos marcante. Produzido com somente 2 cores, Preto e azul (ou amarelo ou laranja, de acordo com a versão.
Abaixo, as imagens para a campanha impressa:

Aqui, o filme para TV e internet:



Fontes:
Fragrantica
Kenzo
Wallpaper
Designboom
Studio Nendo
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