Ma Dame - Jean-Paul Gaultier



Algumas formas, parecem que perseguem algumas marcas. Algumas estão tão ligadas à marca que se tornaram a própria marca, transcendendo seu significado inicial para se tornar um símbolo, uma imagem na mente das pessoas. Elas significam muito mais do que a imagem em si. Nesta categoria entram a garrafa da Coca-Cola, a ânfora do Boticário, a estrela do Thierry Mugler e, no caso deste post, o dorso feminino de Jean-Paul Gaultier (que fique bem claro que não estamos falando do dorso do próprio Gaultier e sim da embalagem de seus perfumes femininos, ehehehe).
A forma, que há tempos já se tornou um ícone da marca - veja post aqui - agora torna-se elemento figurativo do novo perfume Ma Dame (minha mulher, em uma tradução livre).
O frasco, técnica e esteticamente falando - e guardando as devidas proporções - é exatamente igual a do perfume Ruby Lips, de Salvador Dali, mas este, na minha opinião, não tem o charme das embalagens dos perfumes de Jean-Paul.
Você deve estar se perguntando por que eles são iguais, se são diferentes? (que papo de doido!)

Veja abaixo:
O frasco do Ma Dame é retangular, com tons indo do vermelho até o rosa. Estes tons, sâo resultado da pintura paecial do frasco. Na parte traseira, está gravado em baixo relevo o famoso dorso feminino, imortalizado na embalagem do perfume Classique, marca registrada de Gaultier. Além do dorso, O Classique ainda emprestou a pump para compor o conjunto.

Por sua vez, o frasco do perfume Ruby Lips também tem formato retangular, os tons vermelhos estão lá - também resultado de pintura parcial - e pasmem, na parte traseira está gravado em baixo relevo os famosos lábios, presentes em vários perfumes da marca Salvador Dali. As diferenças ficam por conta da pump e da tampa, que o perfume Ma Dame dispensou.

Cartucho

O cartucho é bem simples, para os padrões estabelecidos pelos perfumes com a marca de Gaultier. Em papel cartão branco, com uma decoração em duas cores (preto e vermelho), o cartucho não remete a um produto de luxo nem ao cuidado que a marca normalmente tem com as suas embalagens.

Abaixo, o comercial do perfume Ma Dame, estrelada pela bela Agyness Deyn:


Curiosidade:
Agyness Deyn, recentemente fez o comercial (veja abaixo) do perfume The Beat, da concorrente marca Burberry. Uma prova que só aqui no Brasil é que se encana com associação de pessoas com marcas.


Fontes:
The Scented Salamander
MimiFrouFrou
Cosmetic News
Now Smell This
Fragrantica

Comentários

  1. Olá Rogério,

    estudo Design de Produto na UEMG. Um de meus colegas me passou seu blog. Incrivelmente, eu li e vi tudo... Descontando as horas de sono e de refeição, levei um dia inteiro (comecei ontem a esse horário). Mas foi muito bom, deu pra ter uma base legal pra fazer um trabalho da faculdade, que é "basicamente" criar um perfume até semana que vem!
    Parabéns pelo blog!

    lucianjung@gmail.com
    http://eticat.zip.net

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  2. Olá Luciana
    Muito obrigado pelo apoio!

    Abraço@

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  3. Anônimo18:17

    Comprei um Jean Paul de uma amaiga que veio da europa, gostaria de saber se ele é falso..pois ao inves da lata ele veio em uma embalagem igual a lata mas de plastico..falando que era edçao limitada e tudo mais!!!Ah,era o masculino azul!
    Obrigado...

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  4. Olá!
    Não tenho como verificar a autenticidade do seu perfume. O que eu posso te informar é que a versão Summer do perfume Le Male, de Jean Paul Gaultier, de 2010, foi lançada em uma "lata de plástico" conforme sua descrição!

    Abraço e obrigado pela visita ao blog!

    Rogério

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  5. exstem dois perfumes de jean paul?seria classique classic e o outro so classic? parece que um e mais laranja e outro rosado a embalagem

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    Respostas
    1. Olá Celia, o Classique é um outro perfume da grife JPG, que tem sua embalagem claramente inspirada no Shocking, de Elsa Schiaparelli, que você pode conhecer aqui: https://packbyday.blogspot.com.br/2007/01/shocking.html

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  6. a data embaixo da lata é a validade ou a fabricação

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