Dissecando um perfume - SOUL



Queria agradecer os muitos pedidos que tenho recebido para comentar uma ou outra embalagem de perfume.
Um dos pedidos que recebi, do leitor Murilo, pede que eu comente a embalagem de um perfume da marca Hugo Boss.
Resolvi falar do perfume Soul. Como já comentei sobre a história desta embalagem, criada em colaboração com o Atelier Dinand neste post, o que vou fazer agora é ir desmontando a embalagem item a item e falando tecnicamente sobre os componentes.
Em tempo: escolhi esta embalagem, por que é uma que tenho completa aqui comigo.
O produto possui os seguintes componentes:
1. Cartucho
2. Envoltório
3. Frasco
4. Pump e Cache
5. Tampa

1. Cartucho








O cartucho do perfume Soul tem faca modelo "abas reversas" e é feito em papel cartão laminado. A laminação é que dá este efeito prateado.
A opção pelo modelo "abas reversas" é justificada se o encartuchamento do produto é automático, o que deve ser o caso, pois tanto o formato do cartucho quanto do envoltório me conduz a pensar desta maneira.
A decoração, em off-set, é super simples e utiliza apenas duas cores (preto e branco). No caso, dizemos impressão off-set 2x1 - duas cores na frente e mais uma cor no verso). O que faz toda a diferença é o degradê do preto para o prata do papel.

Há utilização de relevo-seco no logo "BOSS" e no nome SOUL, que fica no canto superior direito do painel frontal do cartucho.


2. Envoltório

O envoltório é aquele protetor em papel micro-ondulado que fica entre o frasco de vidro e o cartucho.
Neste produto ele é super-fino e tanto as faces externas quanto o miolo (parte ondulada) são tingidos de preto.


3. Frasco


O frasco de vidro tem base triangular (para saber de onde veio a inspiração, favor ler o post original), fundo grosso com 10mm de espessura.
A decoração utiliza 2 cores no processo silk-screen (preto para o logo da Hugo Boss e branco para o logo SOUL, harmonizando com o cartucho.
Uma terceira cor (um preto tendendo para o violeta escuro) é utilizada no processo de pintura, em degradê do topo do frasco para a base, no mesmo estilo do cartucho.
Neste caso, foi feito primeiro o degradê e depois o silk-screen.

No fundo, foi colada uma etiqueta auto-adesiva com as informações obrigatórias.

4. Cache e Pump
Tanto o cache (aquela parte metálica, que fica entre o atuador da pump e o frasco) quanto a pump são pintadas de preto (com um certo brilho azulado). O material é alumínio e o processo de produção é a estamparia de metais.

5. Tampa

A tampa é em material transparente (provavelmente algum poliéster) na cor fumê. A grande espessura da peça e a refração do material se encarregam de dar à tampa o efeito desejado, casando perfeitamente com o frasco.
Tirei uma foto em "contra-luz" para vocês verem que a tampa não é realmente preta, mas assim ela parece ao nossos olhos.


Bom Murilo, espero ter atendido ao seu pedido. Espero ter ajudado!

Abaixo, só para ilustrar, um video do comercial do perfume Soul e mais abaixo, outro com as principais fragrâncias Hugo Boss:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exubérance - O Boticário

Floratta - O Boticário

J'Adore - Dior